Concerto promete revelar tesouro musical neste sábado
O Museu da Música – Itu e a Secretaria Municipal de Cultura de Itu apresentam, neste sábado, um concerto que revelará um tesouro musical que permaneceu preservado por quase 150 anos. Trata-se de um conjunto de composições musicais do artista ituano Miguel Dutra. Segundo pesquisadores do Museu, o achado preenche um hiato de trinta anos na música ituana, do qual nada se conhecia das composições.
Miguel Dutra nasceu em Itu, em 1812 e faleceu em Piracicaba em 1875. Atuou em muitas frentes artísticas, das artes plásticas à construção de pianos. Estudou música no velho Convento Franciscano da cidade, tornando-se exímio organista e compositor tanto de música sacra como de obras profanas.
As obras inéditas serão apresentadas em concerto no sábado, dia 18 de agosto às 20h, na Igreja do Bom Jesus, quando será possível ouvir, pela interpretação do Coro da Câmara do Museu da Música, quinze obras sacras do músico, das quais onze são absolutamente inéditas. As músicas foram compostas entre 1828 e 1858 em Itu, Itatiba e Piracicaba para as cerimônias religiosas do ciclo festivo católico.
Ao longo dos últimos meses as obras vêm sendo restauradas e ensaiadas. A transcrição musical foi feita no próprio Museu da Música a partir dos originais que pertencem à Pinacoteca do Estado de São Paulo.
O evento é gratuito e faz parte de uma série de atividades entre mostras, encontros e apresentações, organizados pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu, que procuram compreender melhor a obra do artista.
Concerto – Obra Sacra de Miguel Dutra
Igreja do Bom Jesus
18 de agosto, sábado, 20h.
Entrada Franca