Confira posição de Itu em ranking de Desenvolvimento Sustentável

Cidade precisa melhorar em 14 dos 17 setores que são indicativos do índice

Em apenas três de 17 setores, Itu (SP) tem o desempenho satisfatório atingido, informa o ranking do Índice do Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), divulgado nesta semana. As três áreas em “verde” são energia renováveis e acessíveis, indústria, inovação e infraestrutura e proteger a vida marinha. Seis setores estão no nível vermelho, em que há grandes desafios. Cinco estão no nível laranja, com desafios significativos e três no nível amarelo, com desafios.

Itu ficou na posição 72 entre os 5.570 municípios brasileiros avaliados, com nota 60,73. A pontuação máxima é 100, quanto mais perto, mais o município atingiu as metas. São Caetano do Sul lidera o ranking, com nota de 65,44. Das 30 primeiras cidades, apenas quatro não ficam no Estado de São Paulo.

Há municípios na região, como Itupeva, Indaiatuba, Porto Feliz e Salto que estão à frente de Itu. O índice tem como objetivo apresentar os dados às cidades avaliando o desempenho de serviços e política pública implementados pela gestão municipal.

Principais desafios

Itu tem grandes desafios em seis áreas. As principais são a saúde de qualidade, a educação de qualidade, além de igualdade de gênero e reduzir as desigualdades. O índice ainda aponta a necessidade urgente de melhorias no quesito cidades e comunidades sustentáveis, além de paz, Justiça e instituições eficazes. Em seguida, onde a cidade tem desafios significativos, estão a erradicação da pobreza e da fome, os dois primeiros desafios entre todos do ranking.

E não é só as torneiras que mostram mais desafios. A água e o saneamento são pontos em que os desafios também são significativos. A ação climática e proteger a vida terrestre são os outros setores. No terceiro nível de necessidade de melhorias, Itu precisa melhorar em trabalho digno, crescimento econômico, produção e consumo sustentáveis e parcerias para a implementação dos objetivos.

Itu na região

A cidade vizinha de Salto obteve a nota de 61,9, ficando na posição 38º. Entre os principais destaques estão a defesa de energia renováveis e acessíveis e a indústria, inovação e infraestruturas. Os maiores desafios para Salto são saúde, educação, igualdade de gênero, desigualdades, vida terrestre e paz, Justiça e instituições. A melhor colocada da região foi Itupeva, com nota de 63,4 na posição 11º. Entre os municípios que fazem limite com Itu, há alguns muito mal posicionados, como é o caso de Araçariguama (2275), Mairinque (1700), São Roque (960) e Elias Fausto (284).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *