Consoles – PlayStation 2, um Monstro em Vendas
Muitos consoles marcaram época, venderam milhões e se tornaram verdadeiros ícones e assuntos na rodinhas de gamers; todavia; há sempre aquele console que quando citado, tira alguns suspiros e outras lágrimas dos players, e sem dúvida, o PlayStation 2 é o maior deles.
Produzido pela Sony, o PlayStation 2 foi apresentado ao mundo em 4 de Março de 2000, no Japão e em Novembro e Dezembro foi lançado para o resto do mundo. Mesmo sendo o sucessor do primeiro console da Sony, o PS2 teve um começo inferior ao que se imaginava, porém, mesmo sendo uma máquina inferior ao seus concorrentes DreamCast (Sega) e Xbox (Microsoft) em pouquíssimo tempo, o segundo console da poderosa indústria japonesa, tomou conta do mercado, isso ocorreu de uma forma tão avassaladora que mesmo com o lançamento do PlayStation 3 e próximo ao lançamento do PlayStation 4, este mito ainda era produzido no mundo todo, e mesmo após 2013, com o anúncio do fim da fabricação do console em todo mundo, no Brasil ainda se produzia tal grandioso consoles.
História
O fantástico sucesso do PS2, é devido a solidez adquirida em anos anteriores pelo PlayStation, que mesmo sendo o console de entrada da Sony, arrastou multidões e aficionados pelo poderio da franquia, algo que vem se arrastando até hoje. O grande foco no marketing mostrando a jogabilidade e poder áudio visual, fizeram o console ganhar destaque, visto que, a poderosa maquina da Sega, teve sua divulgação mais focada na jogabilidade online, o que, para a época, não era tão atrativo assim. Juntamente com estes pontos, a Sony distribui novos kits de desenvolvimento para desenvolvedores, o que atraiu muitas empresas third party e após um tempo, o Play2 recebe o PlayStation Network Adapter no final de 2002, enquanto o jogo SOCOM: U.S. Navy SEALs torna-se o primeiro a ter suporte a gameplay online. Vale muito a pena ressaltar, que o game PES 2014 foi o último game lançado para o console, em 08 de Novembro de 2013 e o GTA: San Andreas foi o jogo mais vendido, com 27 milhões de unidades.
Hardware e Software
Com CPU chip multimédia de 128 bits “custom”, Frequência de Relógio do Sistema 294MHz; sua Memória Cache possui Instruções 16KB, Dados 8KB + 16KB (ScrP); a Memória Principal conta com 32MB RDRAM e sua Bus de Memória.
128bit DMA
Seu Co-processador tem duas Unidades de Operação de Vectorização Paralela; seu Desempenho em Vírgula Flutuante
6,2 GFLOPS; a Transformação Geométrica tem 3D CG 66 Milhões de Polígonos por segundo; Descodificador de Compressão de Imagem MPEG2 e Sintetizador de Gráficos. A Frequência de Relógio do Sistema def – 147MHz; Memória integrada no chip def – 4MB DRAM; Largura de banda do buffer de frames 38,4Gbytes/seg e a Velocidade de escrita de pixels 2,4Gpixels/s. Contando com um Processador I/O [/u]; Núcleo da CPU PlayStation (corrente); Frequência de Relógio 33,8688MHz (+3% disponíveis); Memória IOP 2MB; Sub Bus 32-bit.
Ponto Final
Após estes mais de 20 anos e muitos consoles lançados, o PlayStation 2 continua fazendo muito sucesso, e possui um grande giro de mercado graças as muitas unidades no mercado e de seu valor acessível. Claro, muito da popularidade do console, em sua época foi devido ao seu desbloqueio, que barateava muito os games, porém, hoje, com 50 R$ é possível comprar grande clássicos originais do console. E para todos aqueles que tiveram tal console, nos resta desejar parabéns pelos 20 anos do PS2 e uma maio sucesso a Sony.