Consoles – PS Vita, abandonado pelo criador
Todo player que é ou foi entusiasta dos consoles PlayStation e teve um PSP, deve se lembrar dos bons momentos que teve e o quão os fãs ficaram ansiosos com o lançamento do PS Vita.
PlayStation Portable ou PSP para os íntimos, o primeiro portátil da Sony, que viria para desbancar totalmente a Nintendo e tirar seu reinado de glórias. Bom a Nintendo não foi abatida, mas o PSP fez história, com uma venda próximo aos 80 milhões de consoles, aproximadamente, ele possui uma biblioteca de 800 jogos, e é um portátil de respeito.
Para buscar uma evolução, em 17 de Setembro de 2011, nasce o PlayStation Vita, que teoricamente deveria ser tudo que o PSP foi, porém , muito melhor. E realmente era, tela OLED, duas alavancas direcionais, touch na tela, touch traseiro, cartuchos ao invés de Umd (Universal Disk Midia) e conexão com os consoles de mesa aprimorada. Era um portátil com funções de console. Haviam contratos com empresas grandes, todo um cerco trazendo o console portátil que renovaria tudo e destruiria o Nintendo 3DS, atual concorrente, porém, a vitória ficou só na teoria.
O Vita vendeu aproximadamente 14,7 milhões de unidades, já o 3DS vendeu mais de 60 milhões de consoles (e ainda esta na ativa com novos modelos). Mas o que houve com a tecnologia quase que da NASA empregada no console da Sony?
Sim, ele foi abandonado pelos pais, a Sony o deixou de lado. Não houve quase nenhum jogo de renome (ok, tivemos Call of Duty, Uncharted, Little Big Planet…mas…só?), sem bons lançamentos. Houveram muitos RPGs japoneses, porem, este é um nicho muito específico de gamers. E assim vemos mais uma ótima máquina indo pro “buraco”.
Em 2019, a Sony informou que não faria mais atualizações a seu console e que os jogos do PS Vita não estariam mais na PS Plus, praticamente matando o console, ou seja, o mega portátil tornou-se um “cachorro morto.”
Sem as atualizações, logo, os hackers puderam trabalhar em paz, sendo que, desde 2014 haviam tentativas de desbloqueio da máquina, porém com as atualizações, isso acabava dificultando o processo. Com o “desdenho da Sony”, os desbloqueios puderam rodar lisos, sem problemas e isso o ressuscitou.
Com a aplicação citada, o Vita roda seus jogos, jogos de PSP e PS 1 de maneira nativa, roda diversos emuladores e fora os aplicativos que dão diversas funções e facilidades que antes não existiam.
Isso fez com que o publico voltasse a procurar o console, mesmo que por motivos duvidosos e por conta disso, novos jogos independentes e porta de jogos famoso vem sendo lançados para este interessante console portátil.
Pingback: Consoles - PlayStation 2, um Monstro em Vendas - Jornal de Itu
Pingback: Feriadão de Corpus Christi: Polo Shopping Indaiatuba tem programação para toda a família - Jornal de Itu