Contra a dengue: Prefeitura visita 3.930 imóveis em outubro
Itu contabiliza 6.166 casos de dengue em 2025, conforme informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Durante o mês de outubro, a equipe do Serviço de Controle de Vetores realizou mais uma edição do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa), que avalia a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya nos imóveis da cidade.
Foram visitados 3.930 imóveis, sendo 1.821 efetivamente trabalhados, e o resultado geral mostrou um índice de 0,4% de infestação, número considerado dentro do limite de controle estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de até 1%.
A Área 2, que abrange a região do Pirapitingui, apresentou o maior índice, de 0,66%, ainda assim dentro da faixa considerada segura. Segundo o secretário municipal da Saúde, Tiago Texera, o resultado é positivo, mas exige atenção contínua da população.
“Mesmo registrando índice abaixo de 1%, isso não significa que teremos um cenário epidemiológico tranquilo nos próximos meses. É preciso que a população siga atenta e reforce os cuidados de vistoria frequente dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya”, destacou o secretário.
Inimigo no quintal
Durante a realização do Liraa, os recipientes onde os agentes de vetores encontraram mais larvas do Aedes aegypti foram os denominados móveis — aqueles com possibilidade de remoção por parte do morador — seguido por locais usados para estocar água, e pelos fixos, que ficam permanentemente expostos à ação do tempo. Esses dados ajudam a identificar quais tipos de criadouros são mais comuns e onde é preciso reforçar as ações de prevenção.
O Liraa tem por finalidade avaliar as regiões com maior presença do vetor, bem como os recipientes mais representativos disponibilizados como criadouros do mosquito Aedes aegypti. Realizado anualmente por municípios elencados pelo Ministério da Saúde, o levantamento faz parte do calendário nacional de controle da dengue e serve de base para o planejamento das próximas etapas do combate ao mosquito em Itu.
Mobilização
A Prefeitura de Itu realiza, entre 10 e 14 de novembro, a mobilização estadual contra arboviroses — dengue, Zika e chikungunya. As ações incluem aplicação de inseticidas e mutirões nas áreas mais críticas, palestras em escolas e distribuição de materiais informativos. Na quinta-feira (13), haverá operação na Vila da Paz 2, com orientações à comunidade e aplicação de larvicidas, em parceria com a Secretaria Regional do Pirapitingui. Na sexta (14), a equipe de Educação e Comunicação estará na Regional do Pirapitingui das 8h às 17h, reforçando os cuidados preventivos.

Uma das melhores equipes da prefeitura essa da dengue. E a população também tem que fazer sua parte. Só que precisam de uniforme novo pois ainda estão com o da gestão passada.