Controle – A Estrutura dos Consoles
Para aqueles que curtem uma boa jogatina, sabemos que algo essencial é o controle do console utilizado, sem algo adequado, o gamer ficará com uma bela dor nos dedos e nas mãos.
Lembremos de tempos remotos, onde os jogadores eram apenas “Beta testers” dos programadores dos primeiro jogos. Podemos lembrar do Intellivision, criado pela Mattel em 1980, que tinha um controle bem estranho, que lembrava muito um telefone da época, não era anatômico, não era intuitivo, mas, era o que tinha.
Como não lembrar do Atari 2600, com seu JoyStick que lembrava uma alavanca para pilotar um avião?Neste controle, havia uma direcional central usado para movimentação e um botão de ação, para os jogos feitos pensando no console, o controle funcionava de maneira adequada, claro, no início da vida dos consoles, a palavra “adequada” era muito relativa, porém, visto o sucesso do Atari 2600, presumimos que o controle “dava conta do recado”.
A Sony mudou o conceito de seu controle ao adicionar botões analógicos ao controle do PlayStation 1 e, o maravilhoso DualShock, isso no final de 1997, no japão. Posso me recordar muito bem da emoção em jogar Resident Evil 2 DualShock, aquele controle vibrava loucamente, se atirava, ela vibrava; se corria, vibrava; pular, ser atacado, cenas de ação, tudo fazia o controle vibrar, e apesar de maluco, era um tipo diferente de imersão empregado pela Sony.
A Microsoft com o Xbox não ficou para traz em seus controles, tendo desde controles incomuns, até ótimos. O Xbox 360 foi um videogame que joguei muito e o controle me agradou bastante. O encaixe nas mão era ótimo, não tinha fio, a posição dos botões deixava a jogabilidade melhor. Porém, usava pilhas, e isso no início era péssimo, muitas e muitas pilhas sendo devoradas, até foi adaptado uma bateria recarregável ao controle, mas poderia ser uma bateria melhor otimizada que ficasse dentro do controle, como o PlayStation 3 tinha. Mesmo assim, eu gosto muito deste console, já que, foi o primeiro videogame que comprei com meus esforços.
Nossa amanda Nintendo, entre todos os seus controles, 2 me chamam muito a atenção. O injustiçado Game Pad do Wii U é sim um “trambolho”, porém, tem uma pegada ótima, e é muito leve, algo que realmente impressiona, visto que temos uma tela, uma bateria interna (ai Microsoft), e componentes de som. Jogar com o Pad é muito satisfatório e prazeroso, devemos dar uma chance a este controle.
Mas, para mim, mero mortal no mundo dos games, o melhor controle é o do Nintendo GameCube. O encaixe nas mãos é perfeito, os botões estão bem distribuídos e é bem intuitivo, já que o botão primordial de ações é o “A” e ele é o maior dentre os outros botões de ação. Além de funcionar muito bem, pode ser utilizado no Nintendo Wii, no Wii U e Nintendo Switch com o auxílio de adaptadores.
Existem milhares de controles, como o do DreamCast, Master System, Xbox Classic, Ípega, Wii Motion, Kinect, Power Glove e muitos outros, mas e você, lembrou de algum controle que fez história em suas jogatinas?
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