“Convenção” renasce como escola municipal em tempo integral

Foi inaugurada na manhã de domingo (02/02), dia em que Itu comemorou 410 anos, a Escola Municipal em Tempo Integral “Convenção de Itu” – Rede Saber Unidade II. A escola está instalada no memorável imóvel localizado na Praça Conde de Parnaíba, que foi completamente recuperado pela Prefeitura de Itu após anos de abandono e degradação.

O prédio foi transferido do Estado para a municipalidade em 2006 e desocupado em 2011, desde então ficou abandonado, sofrendo a ação do tempo e degradando pela falta de uso e cuidado. A atual administração municipal refez a parte elétrica e hidráulica, assim como o forro, telhado, calhas, piso, pintura, escada, novos banheiros, inclusive adaptados, adequações de salas para receber aulas específicas, entre muitas outras melhorias.

Sua reforma e utilização era um pedido antigo da população, principalmente de ex-alunos e ex-professores que guardam muitas recordações do local. “Eu e meus filhos não víamos a hora de ter a escola reformada, esse é nosso maior presente, ver o Convenção pronto e funcionando como escola”, comentou Djomara Martins filha de ex-professora, ex-aluna, ex-professora e mãe de ex-alunos da escola.

Na ocasião, ex-professoras do Convenção participaram junto, com autoridades municipais, do plantio de mudas de jequitibás rosa e ipês amarelo, árvores símbolos de Itu e do Brasil. Junto à reinauguração do Convenção houve o corte do bolo de aniversário da cidade, que neste ano ocorreu na praça da escola. Finalizando a cerimônia, foi realizada uma visita monitorada dos munícipes nas dependências da escola reaberta, acompanhados da equipe da Secretaria de Educação.

 

Renascimento do Convenção

No Convenção passam a ser atendidos 280 alunos, do primeiro ao quinto ano, que ficarão na escola das 7h às 16h30 e terão, além das aulas da base curricular, aulas de múltiplas linguagens (teatro, música e artes plásticas), atividades tecnológicas e científicas, projetos especiais, imersão na língua falada (inglês), entre outras atividades. Os estudantes também terão três refeições (colação, almoço e lanche da tarde).

Os espaços integradores da Escola Municipal em Tempo Integral contam com laboratórios de informática, ciências e matemática, biblioteca, videoteca, brinquedoteca, ateliê de múltiplas linguagens, pátio, playground entre muitos outros espaços.

(Com informações da Assessoria da Prefeitura/ Foto: Rosana Bueno)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *