Corrida para Todos: grupo completa três anos com dezenas de troféus e medalhas

Mais de 100 atletas amadores se superam e alcançam uma melhor qualidade de vida

Que fazer exercícios faz bem todo mundo já sabe. Mas como “virar a chave” de uma vida sedentária para uma vida saudável? Com um grupo incentivando, fica melhor. Em 2018, Fernando Vitarelli estava desanimado, depressivo. Ao desabafar em um rede social, recebeu o convite do amigo Clayton Matos para correr. “Eu respondi: Você tá doido? Eu  não vou nem na padaria da esquina…”

Mas diante da insistência, ele resolveu tentar. O encontro era na Galileu Bicudo e algumas pessoas se reuniam e recebiam orientações básicas de cuidados físicos, como alongamento, e depois caminhavam. “Eu comecei a caminhar trote, me lembro quando fiz meus primeiros 5 km em 56 minutos. Para outros poderia ser pouco, mas para mim foi muito importante. Tentei entrar em um grupo, mas fui barrado, então resolvi criar com o Clayton o nosso próprio grupo: criamos cor do uniforme, nome, tudo”, lembra.

Clayton e Fernando, idealizadores do grupo

O grupo não cobra nada para alguém participar, e abriga pessoas de todas as categorias físicas, idades, etc. “Fomos crescendo, nos esforçando para mantermos a equipe unida e forte. Chegávamos nos campeonatos e ninguém conhecia a gente, mas fomos persistindo e hoje estamos com mais de 100 atletas amadores”, conta Vitarelli.

Ele conta que alguns participantes possuem deficiências, mas mesmo assim correm dentro de suas limitações. Entre elas se destaca Bruna Proença, que fez com o grupo sua primeira prova, mesmo após descobrir uma doença rara em que perdeu os movimentos. Veja o vídeo emocionante do pódio de Bruna:

Os treinos acontecem às segundas e quartas, na Avenida Galileu Bicudo: o ponto de encontro é na barraca do coco. Na terça, o grupo se reúne na Praça do Periscópio e na quinta-feira em frente ao Sesi, sempre às 19h40. Quando não há campeonato, o gruo também se reúne aos domingo, 7h, na Galileu. “Gostaria de destacar que não recebemos e nem cobramos para isso, é um projeto social pra incentivar as pessoas a sair do sedentarismo através do esporte. Nos tornamos uma família, torcemos um pelos outros, viajamos juntos, e hoje nossa bandeira representa a superação de cada um. Ver as pessoas com saúde e felizes é minha grande realização”, finaliza Vitarelli.

Para mais informações, acesse a página do Instagram: @equipecorridaparatodositu

(A foto que ilustra esta matéria é de arquivo, não representa todos os atuais membros do grupo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *