Cria Brasil comemora certificação, conquistas esportivas e luta pela pessoa com deficiência
O Jornal de Itu conversou com os líderes da Cria Brasil de Itu, instituição que tem como missão levar pessoas com e sem deficiência à prática esportiva até o alto rendimento. Eles fizeram um balanço das ações realizadas neste ano e destacaram diversas conquistas esportivas e também a luta pelos deficientes em Itu. Para o ano novo as expectativas são excelentes.
Armando Pastoriza, presidente da Cria, destaca a luta pela causa. “Entramos com inquérito administrativo contra o poder público em duas ocasiões, a primeira na revitalização da Floriano Peixoto, que ficou inacessível para pessoas com deficiência e os bancos que foram chumbados na pista de atletismo do Novelli Junior, o que inviabiliza a prática esportiva”, diz. “Denunciamos esses problemas e os processos estão correndo, tudo na luta pelas pessoas que precisam ser respeitadas.”
Fabiana Pereira, vice-presidente da Cria Brasil, fala sobre as conquistas esportivas. “Tivemos vários momentos importantes em 2021. Tivemos a caminhada pela consciência inclusiva, fui contemplada por fazer a meia maratona que é 21 quilômetros. A gente conseguiu 14 medalhas, sendo oito de ouro, cinco de prata e uma de bronze no atletismo no Centro Paralímpico Brasileiro, um recorde de medalhas. Tivemos vários momentos importantes neste ano”, relata.
Um dos fundadores, Edmar Wilson de Souza, com mais de 40 anos de esporte paralímpico, fala sobre a importância do esporte. “A entidade está preparada para fomentar o esporte paraolímpico em Itu e região, recebemos um kit de vários equipamentos de treinamento não somente para o atletismo, mas outras modalidades. O mais importante foram esses avanços deste ano e prevê um crescimento muito maior.”
Para o ano que vem, Pastoriza destaca a ampliação das fronteiras da entidade. “Também vamos realizar trabalhos em Salto em 2022, além de utilizar da certificação que conseguimos junto ao Governo do Estado de São Paulo não só para atletismo, mas para outros esportes como vôlei sentado, futebol de cinco, tênis de mesa e vários outros esportes. A Cria se tornou referência no paradesporto e na causa da pessoa com eficiência neste ano.”
fotos: divulgação