CRÍTICA: A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO É MUITO RICO EM SEMÂNTICA

Semântica é um estudo aprofundado e complexo que interpreta o significado das coisas; sendo assim, o longa A Semente do Fruto Sagrado é recheado de significação.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

O filme ganhou, no Festival de Cannes de 2024, o Prêmio Especial do Júri e também participou do Oscar 2025, concorrendo como Melhor Filme Internacional — que, vale lembrar, foi vencido pela película brasileira Ainda Estou Aqui.

O filme A Semente do Fruto Sagrado (“The Seed of the Sacred Fig”) é uma coprodução entre Irã, Alemanha e França que revela uma Teerã nos tempos atuais. Em meio às tensões políticas do país, um juiz do regime começa a desconfiar da própria família após o desaparecimento misterioso de uma arma oficial. Enquanto a paranoia cresce, sua esposa e filhas se veem presas entre o controle autoritário dele e o medo constante da repressão estatal. O desaparecimento desencadeia uma espiral de desconfiança, conflito e violência emocional, expondo como o poder pode corroer até os vínculos mais íntimos.

Existem três signos importantes para estudar neste filme, que ganham grande relevância para que você possa aproveitá-lo com mais esclarecimento: o primeiro é o pai (Iman), que se revela conservador e autoritário. A mãe (Najmeh) traz a doçura e o cuidado com os filhos, mas defende o regime autoritário do Estado e é submissa ao marido. E há as duas filhas, Rezvan (a mais velha) e Sana (a mais nova), que, como boa parte da juventude atual, estão ligadas à internet de forma fervorosa e atuam politicamente, criticando intensamente o Estado.

A ideia de posicionamento midiático dos personagens também é revelada. Najmeh é mais conservadora e ligada à televisão tradicional, enquanto as filhas estão conectadas à liberdade de informação fornecida pela “perigosa” internet. Ou seja, é um filme atual que fala muito sobre como, nos quatro cantos do mundo, a tecnologia e as redes sociais uniformizam a personalidade da massa para o bem e para o mal.

O filme tem 2h47 de discurso linear e agradável para os fãs de cinema. A película tem boa nota no IMDb, atingindo 7,5, e você pode assistir ao longa nas plataformas Telecine, YouTube, Apple TV, Amazon Prime e Google Play. Bom! Agora é só curtir.

Abraços!

Dorival Sanches – Blog: https://dorivalcardealblog.wordpress.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *