CRÍTICA: “A SIMPLICIDADE PROFUNDA DO FILME O BRUTALISTA”

É um bom filme que evidencia o conceito arquitetônico brutalista. Com 10 nomeações no Oscar 2025, o filme O Brutalista venceu como Melhor Fotografia, Melhor Ator com Adrien Brody e Melhor Trilha Sonora.

A narrativa gira em torno de 1947, onde o arquiteto húngaro László Toth deixa a Europa arrasada pela guerra e segue para os Estados Unidos, onde, mais tarde, sua esposa Erzsébet se junta a ele. Lá, o rico industrial Harrison Van Buren lhe oferece a oportunidade de projetar uma imensa instalação modernista que pode redefinir sua carreira. O projeto se torna o centro de sua vida, prometendo sucesso e reconhecimento. Porém, ao longo de quase três décadas, László enfrenta desafios profundos que misturam ambição, sacrifício e consequências inesperadas para ele e sua família.

O conceito da arquitetura brutalista é esclarecido naquilo em que a construção mostra, a função é mais importante que a forma, um princípio da Escola Bauhaus. Devido à reconstrução pós-guerra da Europa, especificamente na Inglaterra, as construções e os materiais eram mais crus, simples, objetivos e baratos. O filme parece ser uma metáfora da vida do personagem fictício László Toth, ou seja, simples! Aqui em Itu existem duas estruturas que utilizam o conceito de arquitetura brutalista: o SENAI e a Fatec Itu.

A atuação de Adrien Brody é de uma simplicidade e profundidade únicas. Também destaco a atuação de Felicity Jones, que interpreta uma mulher muito forte. Mas a relevância do longa é a fotografia, que usa cores frias e desaturadas, enfatizando tons de cinza, azul e marrom. A luz é dura e contrastada, criando sombras profundas que reforçam a sensação de peso e rigidez. O filme foi rodado em 35mm, trazendo granulação e textura que deixam a imagem mais orgânica. Em algumas cenas, o formato é 3:4..

O ponto negativo é o tempo do filme, que chega a 3h30, com ritmo lento, mas sempre muito esclarecedor. Os conceitos arquitetônicos e o estereótipo de pessoas ricas criam um contraste claro frente aos personagens mais simples. É uma película que fala sobre pessoas, sobre a humanidade e sua natureza.

O Brutalista é indicação certa do Jornal de Itu: tem nota 7,3 no crítico IMDb e, no também crítico Rotten Tomatoes, apresenta ótimo aproveitamento de 93%. O público da rede social Letterboxd o conceitua com boa nota, atingindo 3,9 de 5,0. Você pode assistir ao filme nas plataformas de streaming Amazon Prime, Google Play e Apple TV.

Espero que curtam. Abraços!Dorival Sanches – Blog: https://dorivalcardealblog.wordpress.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *