CRÍTICA DE CINEMA – NICKEL BOYS
Vamos de filmão que concorreu ao Oscar 2025! O dramático Nickel Boys, com suas 2h20 de história dos Estados Unidos e crítica social é indicação certa para os fãs de cinema. Apesar de concorrer ao Oscar, a película não venceu nenhuma estatueta. O Oscar não é a única premiação do cinema; sendo assim, o longa tem ótima reputação em outras premiações e reconhecimento internacional.
Curiosidade: O filme vai além da ficção: ele é inspirado em fatos reais ligados aos abusos ocorridos na Dozier School for Boys, uma instituição que funcionou na Flórida por décadas e se tornou conhecida por graves denúncias de violência e pela morte de jovens, muitos deles sepultados em túmulos sem identificação. Este drama histórico é baseado no romance homônimo de Colson Whitehead, vencedor do Prêmio Pulitzer.
O longa conta a história de dois jovens negros se encontram em um reformatório no sul dos Estados Unidos, onde descobrem que o local esconde uma rotina de violência, racismo e abusos institucionais. Unidos pela amizade e pela vontade de sobreviver, eles enfrentam um sistema cruel que marca suas vidas para sempre.
A direção de fotografia (Jomo Fray) é um absurdo. Grande parte das cenas foi captada em primeira pessoa. Você se transforma no protagonista e interage nas cenas com muito sentimento envolvido. Apesar de grande genialidade, o filme não concorreu a Melhor Fotografia no Oscar 2025. Direção de arte e figurinos também são fantásticos e ilustram com precisão a atmosfera da década de 60.
A narrativa não é linear e envolve, em alguns momentos, ficção e, em outros, episódios baseados na realidade. A história mostra a triste realidade dos Estados Unidos e a segregação racial que, até meados da década de 60, foi legal, refletida no Reformatório Nickel, onde fica clara a separação e o contraste entre os internados.
A película tem boa nota no crítico site IMDb atingindo 6,9. No Rotten Tomatoes tem 92% de aproveitamento e na rede social Letterboxd atinge as ótimas 4 estrelas. Você pode assistir Nickel Boys no Amazon Prime Vídeo.
Espero que curtam. Abraços! Dorival Sanches – Blog: https://dorivalcardealblog.wordpress.com/
