Curiosidades: O que é a cárie?

Cárie é uma doença infecciosa propiciada pelo acúmulo de algumas bactérias que ficam nos nossos dentes. Nossa saliva é “recheada” de bactérias. Essas bactérias se aderem na língua, bochecha, mas constantemente saem e acabamos engolindo. Mas, nas superfícies duras, como o dente, elas grudam com mais facilidade. Porém, por si só, não produzem ácidos. Ficam apenas encostada nos dentes e na gengiva causando a inflamação da gengiva. Dependendo da nossa dieta alimentar, como uma dieta rica em carboidrato, essas bactérias produzem muitos ácidos.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Quando comemos carboidrato, como doces, salgadinhos, biscoitos, chocolates, é que fazem essas bactérias produzirem ácidos que serão “jogados” automaticamente nos dentes. Se a ingestão desses alimentos for recorrente, começamos a observar o esfarelamento dessa estrutura, chamada de cárie. Por isso, na prática, toda vez que comemos um carboidrato começa o processo de cárie.. Porém, com a higiene bucal, ou seja, a escovação, fio dental e uso de enxaguante bucal, fazem com que consigamos reverter esse processo. Agora, se nada disso for realizado ou mal executado teremos a doença cárie sendo instalada.

A cárie é observada em seu estágio inicial como uma mancha branca, sutil e opaca. Nessa fase, conseguimos reverter, sem precisar fazer a restauração, apenas com a escovação e mudança da dieta alimentar. Se já houver o rompimento dessa mancha, ou seja, se for observado o “buraquinho” no dente; nessa fase deve ser realizada a restauração.

A dor somente vai acontecer em estágios mais avançados. Por isso, sempre digo o quanto é importante as visitas periódicas ao cirurgião-dentista para que possa ser realizado a prevenção e não a intervenção. Mas, se preciso for intervir, será com procedimentos menos invasivos.

Dra. Iris Bincelli Seckler CROSP 96693

Especialista em Endodontia, Mestre em Endodontia, Doutora em Clínicas Odontológicas com concentração em Endodontia e Pós Doutoranda em Endodontia.

Professora de Especialização e Mestrado na São Leopoldo Mandic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *