Dança das cadeiras: políticos ituanos mudam de partidos de olho nas eleições

Aproveitando a janela partidária que vai até esta sexta-feira (1), alguns políticos ituanos mudaram de partido, de olho nas eleições de outubro. Na terça-feira (29), o deputado federal Herculano Passos e sua esposa Rita Passos se filiaram ao Republicanos. Na Câmara de Vereadores, o Pastor Donizete, que faz parte da base do prefeito, pertence ao mesmo partido.

Herculano e Rita se manifestaram sobre a mudança de sigla nas redes sociais. “Ao lado do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo, temos certeza de que nosso projeto para São Paulo e para o Brasil está ainda mais fortalecido”. Herculano não deve ser candidato à reeleição, e Rita deverá tentar uma cadeira em Brasília.

Outra mudança em família de políticos ituanos agitou os bastidores políticos. Rodrigo Moraes e seu pai, o vereador paulistano José Olímpio, foram para o Partido Liberal (PL), o mesmo do presidente Bolsonaro e do prefeito Guilherme Gazzola. O chefe do Executivo pode mudar para o PSDB, do governador João Doria.

Levantamento do começo desta semana mostra que pouco mais de 10% dos deputados federais já aproveitaram a janela partidária, que fecha nesta sexta-feira, para trocarem de siglas. Dos 513 integrantes da Casa, 54 deixaram suas legendas e estão de casa nova.

Essa dança das cadeiras acontece nesta semana porque a lei da fidelidade partidária impede a mudança desenfreada de parlamentares. Como os mandatos pertencem aos partidos, se os políticos abandonarem o barco, perdem a cadeira que vai para outro coligado, a não ser em casos muito específicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: