Depois de dados divergentes, IBGE suspende publicação de Covid-19

Neste domingo, 31, dados no site Cidades do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostravam um número muito maior do que os divulgados pela Prefeitura de Itu na sexta-feira, último boletim oficial até então.

Muitos ituanos se assustaram ao constatar um aumento muito grande de casos no final de semana. O mesmo aconteceu com outras cidades que o Jornal de Itu consultou, como Salto e Indaiatuba. Veja o gráfico abaixo:

O Jornal de Itu questionou o IBGE, na manhã de segunda-feira, 1,   que respondeu que os números eram responsabilidade do Ministério da Saúde.

Logo em seguida os números foram atualizados para números bem menores do que os divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os casos confirmados, por exemplo, caíram pra 130.

O IBGE continuou afirmando que não era responsável pelo dados e não sabia o motivo da divergências.

No fim da tarde, o Instituto suspendeu a divulgação sobre os casos e mortes por Covid-19.  

“Esclarecemos que as informações eram obtidas diariamente mediante acesso automático ao arquivo de dados do MS, através do endereço https://covid.saude.gov.br/, e apenas reproduzidas no site Cidades@ sem qualquer tratamento por parte do IBGE. Porém, devido a questionamentos recebidos de prefeituras municipais de diversos estados, alegando divergência nos dados divulgados em relação a situação apurada em seu município, verificou-se que havia uma associação equivocada nos códigos de municípios no arquivo original que acarretou exibição de dados divergentes. Uma vez identificada a ocorrência, o IBGE informou, por meio de ofício, o Ministério da Saúde e aguarda resposta”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *