Deputado apresenta denúncia ao MP contra morte de peixes causada pela CIS

Incidente causou indignação em moradores; administração do condomínio disse que houve um erro

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

O deputado federal Herculano Passos apresentou uma carta-denúncia junto ao Ministério Público contra a CIS (Companhia Ituana de Saneamento), pela retirada de água em um lago, dentro do Condomínio Terras de São José, que causou morte de peixes. 

“A CIS praticou um crime ambiental”, acusa o político, que mora no mesmo local do fato. “Espero que apure a responsabilidade, pleiteando a punição dos responsáveis, ou ainda, que indenize o Condomínio por todo o gasto e transtorno gerado em decorrência do fato aqui informado e comprovado, com a cobrança de prazo para apresentação de um plano de recuperação ambiental para todo o ecossistema afetado, com o objetivo de que os lagos voltem à condição de origem o mais breve possível.”

Incidente

Na manhã de terça-feira, 27, moradores do Condomínio ficaram indignados ao verem um dos lagos do local quase seco, com peixes se debatendo para sobreviver. 

Para a imprensa local, a única justificativa da CIS foi que ““as represas do Condomínio Terras de São José pertencem ao manancial São José (Fubaleiro), utilizado para abastecimento na cidade. Diariamente a CIS promove manobras operacionais para ajuste do sistema de abastecimento em todas as suas captações”.

A administração do condomínio explicou, para a ITV, que  “há anos é retirada água do local, mas desta vez a  bomba que faz o serviço durante o dia ficou também ligada no período noturno, bombeando mais água que o normal e em um lago menor, o que causou a morte dos peixes.”

4 thoughts on “Deputado apresenta denúncia ao MP contra morte de peixes causada pela CIS

  • e assim é nossa Itu ,fazem o que querem sem punição , é esgoto de industria sendo jogado in natura nos rios , é falta dágua causada não só pela falta de chuva mas também por descaso daqueles que deveriam cuidar da cidade ,até quando isso ?

    Resposta
    • Se fosse um cidadão a Polícia Ambiental já o teria autuado, já estaria respondendo por crime ambiental etc., mas como é órgão público a vista é grossa.
      Simples assim.

      Resposta
    • A falta d’água em Itu é de responsabilidade de todos os gestores que passará. Pela cadeira do Executivo Municipal, inclusive do Dep denunciante

      Resposta
  • Pingback: Deputado apresenta denúncia ao MP contra morte de peixes causada pela CIS » Agenda Itu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *