Desfile Cívico em Itu tem cena inusitada

A Semana da Pátria teve o seu encerramento na quinta-feira, 7 de Setembro, com o hasteamento da Bandeira e execução do Hino Nacional na Praça Duque de Caxias (Largo do Quartel) e posterior Desfile Cívico, realizado de forma tradicional na Avenida Dr. Otaviano Pereira Mendes (Marginal).

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

A cidade estava há três anos sem realizar o evento: dois anos devido á pandemia de Covid-19 e no ano passado devido às chuvas.

O Desfile Cívico deste ano, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos em parceria com demais pastas da Prefeitura de Itu, teve a sua abertura realizada pela Banda Oficial do 2ª GAC e o contingente do Regimento Deodoro, que apresentou seus veículos militares e materiais bélicos. Na sequencia, os presentes puderam assistir o desfile do batalhão da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Associação da Guarda Mirim.

O bloco seguinte foi composto pelos alunos, professores e colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itu, que apresentou a sua fanfarra e cartazes com dizeres incentivando o respeito, a igualdade e os direitos das pessoas com deficiência. Os atletas da Secretaria Municipal de Esportes desfilaram em seguida, ressaltando as modalidades oferecidas gratuitamente e acompanhados das equipes de triathlon, Ituano Futsal Down e Ituano Basquete.

O Grupo da Melhor Idade de Itu desfilou sempre com muita alegria, apresentando todas as atividades realizadas no local e exibindo as medalhas conquistadas nos últimos Jogos da Melhor Idade (Jomi). Na sequência, a E.E. “Francisco Nardy Filho” adentrou a avenida com a sua tradicional fanfarra, balizas e batalhão composto por alunos, professores e funcionários.

Logo em seguida, a Secretaria Municipal de Educação iniciou o seu tão esperado desfile, que este ano veio incentivar a leitura destacando títulos literários infantis com os alunos caracterizados como personagens. Mais de mil pessoas, entre estudantes, professores, monitores e diretores, participaram deste bloco. O Colégio Anglo Cidade de Itu desfilou em seguida destacando a sua tradicional fanfarra, o grupo “Abadá Capoeira” – que possui parceria com o Colégio para incentivar a prática entre os alunos – e grande contingente de estudantes, professores e funcionários. 

Após o Anglo, a equipe do Capivara Novaes Airsoft fez o seu desfile e, na sequência, a E.E. “Regente Feijó” adentrou a avenida com a sua tradicional fanfarra, balizas, blocos de alunos e professores, que carregaram as bandeiras dos estados brasileiros. Desfilaram ainda o Grupo Escoteiro “Utu-Guaçu”, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o Clube dos Desbravadores, o Clube de Fuscas de Itu, a frota do CRECISP (foto) e um grupo de amigos ciclistas. que iniciou as suas atividades na pandemia e ainda perdura, o Pedal Legal.

Para encerrar o evento, as últimas atrações a desfilarem foram a Banda Marcial de Itu, com suas clássicas apresentações musicais e de dança, a equipe de Zeladoria Urbana Municipal, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e Itu, a Polícia Militar e, por fim, a Associação dos Romeiros de Itu.

O penúltimo cavalo a desfilar pela Associação foi com o ex-prefeito de Itu, e atual pré-candidato, Herculano Passos Jr.

Ele desfilou em frente ao palanque, em que estava o prefeito Guilherme Gazzola, seus aliados políticos e algumas autoridades.

Confira vídeo abaixo:

7 thoughts on “Desfile Cívico em Itu tem cena inusitada

  • Tá pintando o novo Prefeito na Cidade !!!
    Esse Desfile é o único Que une os Ituanos !!!
    E a Voz do povo é a voz de Deus!!!

    Resposta
    • O novo que já é velho, pois já foram dois mandatos como prefeito, construindo obras inúteis como aquele portal da entrada/saída da cidade e que precisaram ser lacrados. O mais do mesmo pra Itu, assim como falam mal de um e ds outro, mas, nas reuniões partidárias como aquela inauguração do Pinheiro, e na presença do governador estadual, sorrisos e apertos de mão.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *