Desfile Cívico em Itu tem cena inusitada
A Semana da Pátria teve o seu encerramento na quinta-feira, 7 de Setembro, com o hasteamento da Bandeira e execução do Hino Nacional na Praça Duque de Caxias (Largo do Quartel) e posterior Desfile Cívico, realizado de forma tradicional na Avenida Dr. Otaviano Pereira Mendes (Marginal).
A cidade estava há três anos sem realizar o evento: dois anos devido á pandemia de Covid-19 e no ano passado devido às chuvas.
O Desfile Cívico deste ano, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos em parceria com demais pastas da Prefeitura de Itu, teve a sua abertura realizada pela Banda Oficial do 2ª GAC e o contingente do Regimento Deodoro, que apresentou seus veículos militares e materiais bélicos. Na sequencia, os presentes puderam assistir o desfile do batalhão da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Associação da Guarda Mirim.
O bloco seguinte foi composto pelos alunos, professores e colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itu, que apresentou a sua fanfarra e cartazes com dizeres incentivando o respeito, a igualdade e os direitos das pessoas com deficiência. Os atletas da Secretaria Municipal de Esportes desfilaram em seguida, ressaltando as modalidades oferecidas gratuitamente e acompanhados das equipes de triathlon, Ituano Futsal Down e Ituano Basquete.
O Grupo da Melhor Idade de Itu desfilou sempre com muita alegria, apresentando todas as atividades realizadas no local e exibindo as medalhas conquistadas nos últimos Jogos da Melhor Idade (Jomi). Na sequência, a E.E. “Francisco Nardy Filho” adentrou a avenida com a sua tradicional fanfarra, balizas e batalhão composto por alunos, professores e funcionários.
Logo em seguida, a Secretaria Municipal de Educação iniciou o seu tão esperado desfile, que este ano veio incentivar a leitura destacando títulos literários infantis com os alunos caracterizados como personagens. Mais de mil pessoas, entre estudantes, professores, monitores e diretores, participaram deste bloco. O Colégio Anglo Cidade de Itu desfilou em seguida destacando a sua tradicional fanfarra, o grupo “Abadá Capoeira” – que possui parceria com o Colégio para incentivar a prática entre os alunos – e grande contingente de estudantes, professores e funcionários.
Após o Anglo, a equipe do Capivara Novaes Airsoft fez o seu desfile e, na sequência, a E.E. “Regente Feijó” adentrou a avenida com a sua tradicional fanfarra, balizas, blocos de alunos e professores, que carregaram as bandeiras dos estados brasileiros. Desfilaram ainda o Grupo Escoteiro “Utu-Guaçu”, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o Clube dos Desbravadores, o Clube de Fuscas de Itu, a frota do CRECISP (foto) e um grupo de amigos ciclistas. que iniciou as suas atividades na pandemia e ainda perdura, o Pedal Legal.


Para encerrar o evento, as últimas atrações a desfilarem foram a Banda Marcial de Itu, com suas clássicas apresentações musicais e de dança, a equipe de Zeladoria Urbana Municipal, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e Itu, a Polícia Militar e, por fim, a Associação dos Romeiros de Itu.
O penúltimo cavalo a desfilar pela Associação foi com o ex-prefeito de Itu, e atual pré-candidato, Herculano Passos Jr.
Ele desfilou em frente ao palanque, em que estava o prefeito Guilherme Gazzola, seus aliados políticos e algumas autoridades.
Confira vídeo abaixo:

Não entendi qual a cena inusitada!!
Caí no click bait. Não vi nada de inusitado.
Se Bolsonaro tivesse desfilado de cavalo em frente ao palanque de Lula não seria inusitado?
Se Bolsonaro tivesse desfilado de cavalo em frente ao palanque de Lula não seria inusitado?
É só furtar canetas e fazuelli que aí fica inusitado!
Tá pintando o novo Prefeito na Cidade !!!
Esse Desfile é o único Que une os Ituanos !!!
E a Voz do povo é a voz de Deus!!!
O novo que já é velho, pois já foram dois mandatos como prefeito, construindo obras inúteis como aquele portal da entrada/saída da cidade e que precisaram ser lacrados. O mais do mesmo pra Itu, assim como falam mal de um e ds outro, mas, nas reuniões partidárias como aquela inauguração do Pinheiro, e na presença do governador estadual, sorrisos e apertos de mão.