Dica Netflix – 5 Filmes retrô para o final de semana (19/05 – 21/05)

Muitos são os “cinéfilos” amantes não apenas das grandes obras atuais de longa metragem, mas também dos classicos. Filmes que marcaram época e auxiliaram na escrita da história deste fabuloso universo cinematográfico, que para os amantes desta maravilhosa arte, a lista proposta trará boas lembranças.

A proposta conta com cinco filmes clássicos que estão disponíveis na Netflix e que valem a pena assistir ou rever. São títulos de diferentes gêneros e décadas, mas que têm em comum a qualidade e o impacto que causaram na cultura pop. Para todos os apreciadores de cinema segue a lista de Dica Netflix – 5 Filmes retrô para o final de semana (19/05 – 21/05):

1 – Cidadão Kane (1941)

Considerado por muitos críticos como o melhor filme de todos os tempos. Dirigido e estrelado por Orson Welles, o filme conta a história de um magnata da imprensa que morre misteriosamente, deixando como última palavra “Rosebud“. A partir daí, um jornalista tenta descobrir o significado desse enigma e reconstituir a vida do personagem. O filme é uma obra-prima da narrativa cinematográfica, com uma montagem inovadora e uma fotografia impressionante.

Dirigido por Orson Welles, o longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

SINOPSE

2 – Casablanca (1942)

Um dos romances mais famosos do cinema, ambientado em uma cidade marroquina durante a Segunda Guerra Mundial, o filme narra o reencontro de um casal que se separou anos antes, quando a França foi invadida pelos nazistas. Humphrey Bogart interpreta Rick, um dono de um bar que ajuda refugiados a fugir para os Estados Unidos. Ingrid Bergman é Ilsa, a mulher que ele amou e que agora está casada com um líder da resistência. O filme é cheio de diálogos memoráveis e cenas emocionantes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor vai encontrar uma nova vida e eles vão lutar para fugir juntos.

SINOPSE

3 – Psicose (1960)

Um dos maiores clássicos do suspense e do terror, dirigido por Alfred Hitchcock, o mestre do gênero, o filme conta a história de uma secretária que rouba dinheiro do seu patrão e foge para um motel isolado na estrada. Lá ela conhece Norman Bates, o estranho dono do lugar, que vive com sua mãe dominadora. O filme tem uma das cenas mais icônicas da história do cinema: o assassinato no chuveiro. Além disso, possuí uma trilha sonora arrepiante e uma reviravolta surpreendente.

Em Psicose, Marion Crane (Janet Leigh) é uma secretária que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga a carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

SINOPSE

4 – 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Uma obra-prima da ficção científica, dirigido por Stanley Kubrick, o filme explora temas como a evolução humana, a inteligência artificial e a vida extraterrestre. O longa é dividido em quatro partes, que vão desde o surgimento da humanidade até uma viagem espacial rumo a Júpiter. O título é famoso por seus efeitos especiais revolucionários, sua trilha sonora clássica e sua narrativa enigmática.

Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

SINOPSE

5 – O Poderoso Chefão (1972)

Um dos maiores longas do cinema, dirigido por Francis Ford Coppola, o filme conta a saga de uma família mafiosa italiana nos Estados Unidos, liderada pelo patriarca Don Vito Corleone (Marlon Brando). O título mostra as disputas pelo poder entre as diferentes organizações criminosas, bem como os conflitos familiares e pessoais dos personagens. O título tem um elenco de primeira linha, com nomes como Al Pacino, Robert Duvall e Diane Keaton.

Don Vito Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma “família” de Nova York que está feliz, pois Connie (Talia Shire), sua filha, se casou com Carlo (Gianni Russo). Porém, durante a festa, Bonasera (Salvatore Corsitto) é visto no escritório de Don Corleone pedindo “justiça”, vingança na verdade contra membros de uma quadrilha, que espancaram barbaramente sua filha por ela ter se recusado a fazer sexo para preservar a honra. Vito discute, mas os argumentos de Bonasera o sensibilizam e ele promete que os homens, que maltrataram a filha de Bonasera não serão mortos, pois ela também não foi, mas serão severamente castigados. Vito porém deixa claro que ele pode chamar Bonasera algum dia para devolver o “favor”.

SINOPSE

Fim da linha

Os clássicos sempre mostram como foi a grande era de ouro da indústria cinematográfica e o quanto o passado ainda influencia o presente. Os streamings assim como a Netflix, sabem que o retrô ainda está na moda e atraí um enorme número de usuários. Espero que o texto Dica Netflix – 5 Filmes retrô para o final de semana (19/05 – 21/05), tenha agradado, mas fica pergunta no ar, qual é a sua lista?

Mais Sobre a História do Cinema

A história do cinema é fascinante e envolve muitas invenções e experimentações. O cinema surgiu no final do século XIX, quando os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière realizaram a primeira exibição pública de um filme, em 28 de dezembro de 18951. O aparelho que eles usaram se chamava cinematógrafo e era capaz de gravar e projetar imagens em movimento.Antes dos Lumière, outros inventores já haviam criado dispositivos que tentavam reproduzir a ilusão de movimento, como a lanterna mágica, o praxinoscópio e o cinetoscópio.

Dica Netflix – 5 Filmes retrô para o final de semana (19/05 – 21/05)

No entanto, o cinematógrafo foi o primeiro a permitir que várias pessoas assistissem ao mesmo tempo a um filme projetado numa tela.Os primeiros filmes dos Lumière eram muito curtos e mostravam cenas do cotidiano, como trabalhadores saindo da fábrica, um trem chegando à estação ou um bebê sendo alimentado. Esses filmes causavam grande impacto no público, que se assustava com a sensação de realidade das imagens.Com o tempo, o cinema foi se desenvolvendo e incorporando novas técnicas e linguagens. Surgiram os filmes narrativos, que contavam histórias com personagens e conflitos; os filmes de ficção científica, que exploravam os efeitos especiais; os filmes de animação, que usavam desenhos ou bonecos para criar personagens; os filmes sonoros, que adicionaram o som às imagens; os filmes coloridos, que substituíram o preto e branco; e muitos outros gêneros e estilos.

2 thoughts on “Dica Netflix – 5 Filmes retrô para o final de semana (19/05 – 21/05)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: