Documentário “GUTI – 50 anos de Teatro” será exibido neste sábado
O documentário “GUTI – 50 anos de teatro”, lançado em 2015, será exibido em duas sessões gratuitas seguidas de rodas de conversas, com participação de convidados do elenco do filme, no dia 29 de abril, próximo sábado deste mês.
Neste dia haverá também uma chamada aberta para formação de casting de um novo filme que se encontra em fase de pré-produção para ser rodado em junho /julho e ser lançado ainda dentro deste ano.
Este é o primeiro documentário dirigido e produzido por Rafael Chiafarelli, ativista do cinema autoral e diretor de diversos curtas, que também atuou em palcos de teatros e seus próprios filmes.
O filme GUTI conta a história do Grupo Unido Teatro Independente que leva arte e cultura para a população Ituana há mais de 50 anos. Passando pela história da fundação, os espetáculos que promoveu, e as pessoas envolvidas na sua trajetória. Mostrando também a montagem do espetáculo atual, a construção dos personagens e as dificuldades atrás dos bastidores durante os ensaios.
Grupo Unido de Teatro Independente
Em 1965, Celestino Cremasco era proprietário de um dos dois cinemas da cidade, o Cine Independente. “Nessa época o então gerente do cinema Nelson Silva encenava a peça Jesus na rádio Convenção de Itu e surgiu a ideia de levar esse espetáculo para o palco e, a partir desse momento, deu-se início o processo de construção de um grupo que buscava fazer arte por amor”, como explica Mariza, a filha de Celestino.
Nos primeiros anos as peças foram apresentadas com lotação em todas as sessões até que, em 1974, o GUTI foi fundado como entidade sem fins lucrativos com objetivo de levar cultura e promover a arte na cidade de Itu.
Foi durante esse período que surgiram algumas das figuras mais importantes para o GUTI como Florindo Mobrisse, Lourival Lussiani, Carlos Mariano, Denis Batalha, Bacardi, Ailton “Bola”, entre tantos outros, que fizeram da encenação da semana santa uma tradição na cidade além das diversas peças memoráveis, como “Greta Garbo Quem diria acabou no Irajá” e “Lua de Mel a Três”. Peças que, para a época, representaram uma revolução no teatro ituano, como conta Roberto Hernandez.
O GUTI firmou-se então como um celeiro de artistas, permitindo que muitas pessoas tivessem a primeira experiência de teatro aprendendo com o grupo como atuar em todas as áreas incluindo maquiagem, sonoplastia, contra-regra, direção de arte, etc. No decorrer dos anos, diversos diretores passaram pelo grupo, incluindo Nelson Silva, Renato Benedetti, Denis Batalha, Kaká, André Almeida, Carlos Mariano entre outros, sempre levando para o público arte de primeira qualidade.
O trabalho do GUTI permitiu a formação de público para muitos atores que hoje têm reconhecimento pelo seu trabalho, como, por exemplo, Alessandre Pi, Juliano Mazurchi, Ricardo Vandré que fazem parte do famoso grupo “Nósmesmos”, levando espetáculos para o Brasil inteiro.
Mesmo com o falecimento de Lourival Luciane e Florindo Mobrisse o GUTI não parou. A perda, que ainda é sentida por muitos membros, é motivo de superação por todos, mesmo por aqueles que não os conheciam. Esse ano a peça sofreu poucas modificações no texto e no elenco, vale salientar a presença de Elton Santana no papel de Pilatos e Bacardi no papel de Lázaro.
O filme de Rafael Chiafarelli é uma importante homenagem a cultura Ituana e a todos que um dia passaram pelo GUTI, conhecido como um espaço onde artistas podem entrar e montar um espetáculo.
Esta exibição conta com o apoio de Lana de Oliveira.
Serviço:
Filme: “GUTI” – Cinquenta anos de teatro
Data: 29 de abril (sábado)
Horários: Primeira sessão: 17h30 às 18h30
Segunda sessão: 19h30 às 20h30
Idade : Livre
Local: Yara Produções – Rua Floriano Peixoto, 325 – centro de Itu.
Pingback: Documentário “GUTI – 50 anos de Teatro” será exibido neste sábado » Agenda Itu