Donkey Kong faz 40 Anos
Ao decorrer das eras dos consoles, grandes mitos em forma de personagens surgiram para mudar conceitos e agregar novidades únicas que criariam raízes sólidas por décadas, assim como é a franquiado “macacão”.
Donkey Kong é uma série de games apresentando as aventuras de um macaco chamado Donkey Kong , criado por Shigeru Miyamoto em 1981, sendo este, um exclusivo da Nintendo que comemora 40 anos no ano de 2021. A franquia consiste principalmente em dois gêneros de jogos, mas também incluijogos spin-off adicionaisde vários gêneros.
Os jogos do primeiro gênero são principalmente do tipo Plataforma / Ação de tela única , apresentando Donkey Kong como o oponente em um cenário de construção industrial. O Personagem fez sua primeira aparição na máquina de arcade de 1981 chamada Donkey Kong , na qual enfrentou Jumpman (Mario).
Este jogo também foi a primeira aparição de Mario, antes do icônico game Super Mario Bros; em 1994, a série foi revivida como a franquia Donkey Kong Country (para SNES). Apresentando Donkey Kong e seu clã de outros macacos como protagonistas em seu cenário nativo de selva contra uma variedade de inimigos antropomórficos , geralmente contra os Kremlings , um clã de crocodilos e seu líder, o Rei K. Rool .
Estes são jogos de plataforma side-scrolling . Títulos fora desses dois gêneros incluem jogos de ritmo (Donkey Konga), jogos de corrida (Diddy Kong Racing ) e entretenimento educacional (Donkey Kong Jr. Math ).
O Primeiro
A Origem do primeiro game da franquia foi nas máquinas de arcades (e depois portado para uma infinidade de consoles da Nintendo), um jogo desafiador, um verdadeiro papa fichas, muito diferente dos títulos dos anos 90. Tal game arcaico tinha o Gorilão como vilão que raptou a princesa e buscava matar o mocinho.
O jogo foi criado quando Shigeru Miyamoto foi designado pela Nintendo para converter Radar Scope, um jogo que havia sido lançado para testar o público com resultados ruins, em um jogo que atrairia mais os americanos.
No jogo, Jumpman (renomeado como Mario) deve subir um canteiro de obras enquanto evita obstáculos como barris e bolas de fogo para resgatar sua namorada Pauline de Donkey Kong. Miyamoto criou uma versão bastante simplificada para o portátil Game & Watch . Outros ports incluem Atari 2600 , Colecovision , Amiga 500 , Apple II , Atari 7800 , Intellivision , Commodore 64 , Commodore VIC-20 , Famicom Disk System, IBM PC , ZX Spectrum , Amstrad CPC , MSX , família Atari de 8 bits e versões Mini-Arcade. O game foi convertido para o Family Computer em 1983 como um dos três jogos de lançamento do sistema e relançado para o Nintendo Entertainment System (NES).
Ponto Final
Citar os clássicos Donkey Kong Country é “chover no molhado”, uma trilogia maravilhosa, praticamente sem falhas e com o efeito da nostalgia, fica ainda melhor.
Após estes games, muitos ports e outros games vieram, todavia nada realmente e tão aclamado pelos fãs. Donkey Kong Country Returns para Wii e pouco tempo depois Donkey Kong Country Tropical Freeze do Wii U, dois jogos com gráficos fabuloso, até melhores tecnicamente do que a trilogia clássica, que trazem novos elementos e uma diferente imersão a franquia.
Com tudo que foi dito, concluímos que a franquia em pauta, que completa 40 anos, é fantástica e muito significativo para os gamers, e deve sim ser aclamada e “degustada” por todos.
Pingback: Sonic - 30 Anos de uma Lenda - Jornal de Itu
Pingback: Sonic – 30 Anos de uma Lenda » Agenda Itu