Empregos na indústria e comércio desabam e setor de serviços salva saldo positivo em Itu

Despencou o total de empregos das áreas da indústria e do comércio em Itu (SP) no mês de fevereiro. Ambas as áreas tiveram mais demissões do que contratações no segundo mês do ano. Os serviços salvaram a feira e deixaram os dados positivos no balanço final. Foram 2.370 admissões e 2.319 desligamentos, com saldo positivo de 51. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana.

A indústria lidera a queda. Foram fechadas 87 vagas de emprego no segundo mês do ano, o equivalente a 0,51%. O comércio teve 47 demissões a mais do que contratações no período (0,42%). A área de serviços foi a que puxou os números para cima, com 133 contratações a mais do que demissões (0,61%), com destaque para alojamento, alimentação, administração pública, educação, saúde e serviços sociais, que estão englobados dentro de serviços.

A construção teve saldo positivo de 50, a maior alta percentual (3,13%) e a agropecuária teve duas admissões a mais do que demissões. Entre os subsetores, Itu viu os trabalhadores de serviços administrativos perderem 214 postos de emprego. Por outro lado, trabalhadores de comércio, lojas e mercados compensaram a queda com 210 contratações.

Há menos homens no mercado de trabalho do que havia no mês anterior. Entre as demissões, foram 21 que perderam os postos, ficando negativo se considerado apenas homens. As mulheres, por outro lado, apresentam alta de 72 contratações. Quem mais perdeu o emprego são pessoas de 25 a 29 anos, com quase 100 demissões, e as contratações dispararam entre 40 e 64 anos, acima do que foi perdido na outra faixa de idade.

No ano, Itu apresenta saldo positivo de 378 vagas, sendo que foram 4.876 contratações e 4.498 demissões. Os melhores setores percentualmente são construção (9,6%) e serviços (1,06%). Os setores de comércio e agropecuária estão negativos no ano. O estoque de funcionários com carteira assinada na cidade é de mais de 53 mil pessoas.

foto: divulgação/arquivo

One thought on “Empregos na indústria e comércio desabam e setor de serviços salva saldo positivo em Itu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *