Empresa responsável por concurso público é acusada de irregularidades
A empresa SH Dias Consultoria e Assessoria, responsável pelo concurso público de Itu, teve um concurso sob sua responsabilidade anulado, devido à acusação de irregularidades.
Em 16 de setembro de 2018, dezenas de pessoas fizeram a prova para professor da rede pública em Pirassununga, mas segundo testemunhas houve diversas irregularidades, como superlotação das salas, uso de celular, número reduzido de fiscais e erros de digitação na prova.
Devido às denúncias, o concurso foi suspenso no dia 29 de novembro a pedido do juiz Jorge Corte Junior da 3ª Vara Cível da Comarca de Pirassununga.
A empresa tem sede em Indaiatuba. Nós entramos em contato por e-mail e telefone, mas não tivemos retorno.
4.768 candidatos
Questionamos a Prefeitura sobre a escolha da empresa. A Assessoria responde que “a empresa participou de certame licitatório e apresentou toda a documentação necessária, não estando impedida de licitar nem contratar com a Administração Pública, conforme diligência realizada junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) através do link: https://www.tce.sp.gov.br/pesquisa-na-relacao-de-apenados. Quanto ao ocorrido em outras localidades, cabe aos órgãos e instâncias competentes sua devida apuração.”
As inscrições para o concurso terminaram no dia 11. 4.768 pessoas se inscreveram para as cargos de ajudante de serviços gerais, motorista, motorista de caminhão, motorista escolar, operador de equipamento pesado – motoniveladora, operador de equipamento pesado – pá carregadeira e operador de equipamento pesado – retroescavadeira; agente administrativo, cuidador, desenhista, fiscal de obras e posturas, inspetor de alunos e técnico de enfermagem; agente fiscal tributário (graduado em administração, ciências contábeis, economia, engenharia ou direito), arquiteto, engenheiro civil e professor PEB I.
Também questionamos a Prefeitura sobre o concurso ter disponível apenas uma vaga para cada cargo, inclusive o de professor.
“Não há demanda de mais profissionais de educação no município?” A Prefeitura respondeu que “as vagas para professor e outros cargos contam com o número mínimo de candidatos, possibilitando a convocação de acordo com a demanda, seguindo a ordem classificatória.”