Escola Rede Saber se destaca em nota do Ideb
A Escola Rede Saber foi destaque na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental I em Itu. O Ideb é um indicador de desempenho da educação básica divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes na Prova Brasil nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e a taxa de aprovação. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.
A avaliação é feita a cada dois anos. Leia aqui a avaliação de 2017.
Meta
A meta do Ideb estabelecida para 2019 foi cumprida parcialmente na rede pública de Ensino, que inclui Escolas Estaduais e Municipais em Itu. O mesmo aconteceu em 2017.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano, os alunos alcançaram média 6,1 (em uma escala que vai de 0 a 10), quando a meta estipulada era de 6,7. A Rede Saber conseguiu 7,1.
Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, os alunos atingiram a média: 5,3. A meta projetada era 5,9. As escolas com melhor pontuação foram Prof. Rogério Lázaro Toccheton e Prof. Pery Guarany Blackman com 6,3.
No Ensino Médio, o índice foi de 4,6. A meta para 2019 era 4,2. Nesta fase, o destaque, mais uma vez, foi para foi a ETEC Martinho de Ciero, com 6,4.
Veja a pontuação de cada escola pública de Itu:
Na avaliação dos anos finais do Ensino Fundamental I, as escolas são todas municipais. Escola Municipal de Tempo Integral Rede Saber com 7.1; Maria Aparecida Trabachini Navarro Dias com 6.9; Convenção de Itu e Profa Emef Ermelinda Silveira Machado ficaram com 6.7; Prof Firmino Octavio do Espirito Santo Junior e Cid Rocha com 6.5; Professora Maria Cristina Castanho Mendes Pereira com 6.4; Camilo Ferrarini Monsenhor; Padre Bento e Rachel Steiner Leitão ficaram com 6.2; Antonio De Paula Leite Netto, Aparecida Beatriz Cristofeletti Pionti e Lourenco Carmignani com 6.0; Olga Benário Prestes e Gabriela Emilia Correa Pacheco com 5.9; Francisco Ursaia ficou com 5.8; Camping Santa Fé ficou com 5.6; Marilze Calil com 5,5; Walter Friedrich com 5.3; Marcio João De Arruda e Rotary Itu Terras de São José com 4.9; Carolina De Moraes Macedo e Segundo Lorenzetti não pontuaram.
No fim do Ensino Fundamental II, entre as escolas Estaduais que foram avaliadas, a Prof. Rogério Lázaro Toccheton e Prof. Pery Guarany Blackman foram as com melhores pontuações com 6.3; Cesário Motta ficou com 5.8; Sylvia de Paula Bauer com 5.7; Prof. Cícero Campos com 5,6; Mercia Maria Cazarini e Pinheiro Junior com 5.3; Regente Feijó com 5.2; Prof. Salathiel Vaz de Toledo e Prof. Antonio Motta Navarro com 5.1; Prof. Bene Teixeira Gurgel e Benedito Lazaro de Campos com 4,9; Professora de Fátima Pinto com 4.8; e a escola Prof. Rosa Maria Madeira Marques Freire atingiu . 4.5.
A Escola Berreta não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado e a Francisco Nardy teve um número insuficiente de participantes.
Entre as escolas do Ensino Médio que foram avaliadas, a melhor foi a ETEC Martinho de Ciero, com 6.4; Prof. Antonio Berreta teve 5.9; Prof. Rogério Lázaro Toccheton teve pontuação 5.5; Prof. Pery Guarany Blackman com 4.9; Sylvia de Paula Leite Bauer teve 4.6; Professora Priscila de Fátima Pinto e Bene do Amaral Gurgel tiveram 4.4; Cícero Siqueira de Campos pontuou com 4.3; Benedito Lázaro de Campos 3.9; Rosa Maria Madeira Marques Freire teve 3.7. As demais não tiveram pontuação ou não participaram da avaliação.
Faça parte do nosso grupo de Whatsapp e fique sempre bem informado:
Texto: Rosana Bueno/Jornal de Itu Foto: Prefeitura de Itu