Fundado por ituana, hospital de Indaiatuba completa 90 anos

Hugo Antoneli Junior especial para o Jornal de Itu*

Em 27 de junho de 1933, começava a funcionar o Hospital Augusto de Oliveira Camargo, o Haoc, em Indaiatuba (SP). As obras iniciaram cinco anos antes e foram bancadas e coordenadas por uma ituana, a esposa do senhor Augusto, dona Leonor de Barros Camargo. Nesta terça-feira o hospital de Indaiatuba completa 90 de fundação.

Dona Leonor nasceu em Itu no dia 22 de março de 1865, filha do tenente-coronel Francisco de Paula Leite de Barros e Maria de Almeida Sampaio. É neta do dono da Fazenda Bom Retiro. Seu bisavó morou em uma casa de taipa da rua do Carmo, em Itu, que foi sede do museu. O casal viajou o mundo e não teve filhos, deixando como legado uma série de obras para ajudar os mais pobres, segundo conta a historiadora de Indaiatuba Eliana Belo.

O padre da igreja Nossa Senhora da Candelária, também padroeira de Indaiatuba, conversou com dona Leonor – dizem os relatos da época -, e contou a situação dos doentes da cidade, que morriam sem atendimento na porta da igreja matriz. Como era muito religiosa, dona Leonor prometeu ao padre que construiria um hospital alinhado com a igreja, aproveitando para homenagear o marido, que sofreu, em 1921, um AVC e ficou sem conseguir falar ou andar. As obras começaram alguns anos depois.

A entrada do hospital era alinhada com a porta da igreja. Na época era possível ver do hospital o altar da igreja. Hoje, 90 anos depois, as árvores impedem a visão, mas todo o jardim que está na frente do hospital serviu para manter os serviços, com horta e galinhas. Foi construída em São Paulo a Vila Itororó, um conjunto de casas para alugar e, com essa renda, manter o hospital aberto. Segundo relatos da ocasião, no dia da inauguração do hospital a energia elétrica necessária a mesma que a cidade usava, ou seja, dobrou no mesmo dia o consumo de energia em Indaiatuba.

Ao longo dos anos o hospital foi se modificando e atualmente a entrada do pronto socorro mudou de lugar, o Haoc passou a ter convênio médico e recentemente foi construído um novo prédio nomeado como Leonor de Barros Camargo, que fica exatamente ao lado do Augusto de Oliveira Camargo. Para comemorar a data, a entidade mantenedora anunciou uma série de ações para esta semana, conforme programação abaixo.

*é jornalista, pós graduado em gestão pública e ciências sociais.

fotos: divulgação/Haoc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: