Estrada Parque reúne turismo, fé e natureza
O nome da estrada é justamente uma justa homenagem a essa gente de fé, que segue de cavalo, carro, bicicleta, moto ou simplesmente a pé
O cenário é conhecido: passando a ponte e o portal, as árvores gigantes nos abriga, feito Deus a nos amparar. Sob este amparo, todos os anos dezenas de fieis percorrem os quilômetros da Estrada Parque – Rodovia dos Romeiros.
O nome é justamente uma justa homenagem a essa gente de fé, que segue de cavalo, carro, bicicleta, moto ou simplesmente a pé, rumo a Pirapora do Bom Jesus, a cerca de 40km. Especialmente na Semana Santa, muitos ainda levam cruzes, lembrando a saga do próprio Jesus.
No dia 14 de abril deste ano, encontramos um grupo de amigos vindo de Capivari “Eu venho em agradecimento por ter sobrevivido a um grave acidente, em 2015. Minha promessa é vir durante sete anos”, diz ele . “Assim que atravessa a ponte, a gente sente que está caminhando ao lado do Senhor…”, relata Murilo Burgman.
Um amigo o acompanha, pela saúde do pai. Neste ano, ele está com cruzes sem rodinha e o percurso é ainda mais pesaroso. Mas talvez seja força das árvores centenárias, ou a força do rio que resiste bravamente aos desmandos dos homens, mas eles fazem como todos que tem fé: seguem adiante…
Blog e bike
O trecho tem essa característica: desperta paixões e contemplação. As amigas Marisa Moraes e Clélia Dias também são apaixonadas pela Estrada Parque. “Quando posso, todos os dias vou pedalar naquele trecho. O som da natureza, do rio, tudo isso que Deus nos dá de graça, nos coloca em conexão com a natureza, é maravilhoso…”
O corretor de imóveis Otávio Aparecido Caron é também apaixonado pelo caminho que liga Itu a Cabreúva. “Eu tenho 65 anos, e desde meus 15 anos eu frequento lá. Tinha um amigo que morava na hidrelétrica e a gente ia até lá, pescava, nadava no Rio Tietê, andava de bote. Durante sete anos, eu ia todo final de semana andar de bicicleta, mas hoje quase não vou mais…”
Apesar disso, ele diz que continua apaixonado pelo local. Esta paixão o levou a fazer um blog em homenagem ao local:
https://estradaparqueitu.blogspot.com/
(Texto: Rosana Bueno Foto: Carol Rovieri)
Para ver as outras matérias esta nossa série sobre os 100 anos da Estrada Parque, clique abaixo: