Estradas rurais em situação precária deixam moradores revoltados
Se na área urbana, chuvas fortes abrem buracos no asfalto, na zona rural a situação é ainda pior. Crateras com cerca de um metro estão espalhadas em diversas áreas da zona rural, nos bairros Apotribu.
Devido à má conservação das estradas, os ônibus não fazem seu itinerário completo, e deixam, há dez dias, as crianças da região sem escola.
Na semana passada, o presidente da Associação Amigos do Bairro Apotribu Fernando Garcia filmou um grande buraco próximo á fazenda Anhembi. Segundo informações, a prefeitura enviou uma retroescavadeira para tampar o local, mas ela retornou sem fazer nenhuma outra obra nas imediações, que também precisavam de reparos.
Nesta semana, ele mostra também a situação precária da Estrada do Coelho. “Cadê o prefeito, cadê o secretário Adauto? Isso aqui está abandonado.”, contesta Garcia.
Outros moradores, que não quiseram se identificar, também afirmaram que a região está abandonada. “Daqui a pouco será a eleição, e eles vão aparecer para pedir votos, mas a gente vai lembrar de tudo isso. Se alguém ficar doente aqui, morre, pois não tem como socorrer”.
Em uma outra região do bairro, na Estrada Otávio Navarro Sanches, o presidente também filmou, a pedido do Jornal de Itu, um outro buraco. Segundo ele, o tamanho é de quase quatro metros.
Prefeitura
Questionamos a Prefeitura sobre as reclamações dos moradores. Em resposta, a municipalidade afirma que “as intensas e fortes chuvas dos últimos dias, com volumes acima da média dos últimos dez anos, causaram danos em diversos pontos de estradas rurais. A Prefeitura está ciente do ocorrido e está com máquinas fazendo reparos em caráter emergencial nos pontos necessários.”
A prefeitura afirma ainda que os 545 km de estradas vicinais passam por manutenção ininterrupta, realizada pela Secretaria de Serviços Rurais, criada nesta gestão. “Para reforçar essa equipe, está sendo providenciada a aquisição de duas máquinas patrol e dois caminhões, que deverão chegar ainda neste semestre (já houve a licitação e os trâmites burocráticos finais estão sendo cumpridos). Além disso, novos servidores serão contratados para integrar a referida pasta, através de concurso público em andamento, que terá provas no mês de março deste ano.”
As chuvas fortes, realmente, pioraram, e muito, a situação da Estrada do Coelho, mas dai a dizer que está nesta situação por conta disto é brincadeira, né? Esta via está em condição precária há meses… Muitos meses!! Existe um trecho que estava muito pior do que o exibido em vídeo pelo sr. Fernando Garcia, mas que foi melhorado através de uma “vaquinha” feita pelos proprietários.
Estou na região há mais de 20 anos e NUNCA vi esta estrada deste jeito!!
Descaso total da Prefeitura!!!
Não somente as chuvas pioraram as estradas como o prefeito tbm pois se pelo menos um desses que entram na prefeitura arrumasse bem as estradas elas não estariam assim…. Pois bem se até o momento eu como muitos outros moradores não vimos avanços na cidade quem dirá na parte rural. Brigam tanto na eleição para ganhar votos para melhorarem a si mesmo agora para a população não está tendo melhoria nenhuma.