Exposição “Rodas e Trilhos” mostra história dos meios de transportes

Após temporada de sucesso em São Paulo, neste sábado, dia 26 de outubro, o Museu da Energia de Itu recebe a exposição itinerante “Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes”. Instalada no andar térreo, a mostra apresenta a história de bondes, trens e ônibus elétricos e sua expansão pelo Estado de São Paulo.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Além de destacar a implantação dos bondes elétricos em Sorocaba, um dos primeiros sistemas do tipo no Estado, e das ferrovias eletrificadas da Sorocabana, a exposição também apresenta uma cronologia e curiosidades sobre a história dos meios de transporte em Itu.

A exposição também irá explorar a trajetória de outros meios à tração elétrica como o metrô e o recente VLT, além do futuro do transporte individual com os carros elétricos. Além de painéis, fotos e documentos, a mostra terá vitrines de objetos, com itens que fizeram parte do sistema de transporte elétrico da Capital, como uma manivela de acelerador de bonde de 1900 e um comando automático de estação de trólebus dos anos 1950 – o que havia de mais moderno à época, o aparelho antecede os computadores atuais que permitem o gerenciamento remoto.

A exposição tem entrada gratuita e foi viabilizada por meio de aporte oriundo do Edital 01/2018 Modernização de Museus – Prêmios, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.

 

EXPOSIÇÃO RODAS E TRILHOS

Local: Museu da Energia de Itu

Data: 26/10/2019 a 11/04/2020

Horários: 10 às 17 horas

Endereço: Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos

Mais Informações: (11) 4022-6832

http://www.museudaenergia.org.br/

 

INGRESSOS

ENTRADA GRATUITA aos sábados, a todos os públicos, exceto grupos.

Demais dias:  R$ 4,00

Meia-entrada: estudantes, pessoas com deficiência e um acompanhante, jovem de baixa renda com ID Jovem.

Isenção: Escolas públicas (mediante agendamento, entrega de ofício e declaração), professores, maiores de 60 anos, guias e monitores de turismo, policiais civis, militares e guardas municipais, grupos em situação de vulnerabilidade, instituições sem fins lucrativos e funcionários das empresas mantenedoras da Fundação Energia e Saneamento.

A imagem desta matéria é a ponte metálica, sobre o Rio Sorocaba, destinada à linha de bondes elétricos. 1916. Foto de Guilherme Gaensly. Acervo Fundação Energia e Saneamento. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *