Família de Itu pede ajuda após perder kombi em incêndio na marginal
Uma família de Itu está mobilizando a comunidade após perder uma kombi em um incêndio ocorrido na noite do último sábado (13), na Avenida Octaviano Pereira Mendes, na região da marginal.
O veículo pertencia a Antonio Schanoski, de 34 anos, que estava com a esposa e sete dos nove filhos no momento do incidente. Segundo ele, começou a sentir cheiro de fumaça enquanto dirigia. “Só deu tempo de encostar o carro e tirar todo mundo. Tentamos conter o fogo, mas não houve o que fazer. O veículo teve perda total”, relatou.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido, mas as crianças ficaram muito abaladas emocionalmente. “Eles choraram muito, foi desesperador”, contou Antonio.

Casado há 18 anos com Niusa Yukie Nemoto Schanoski, de 38 anos, Antonio é o único responsável pelo sustento da família, trabalhando como funcionário de uma empresa em Sorocaba. A esposa se dedica integralmente aos cuidados dos filhos.
Os filhos do casal são: Tarcisius, Camilo, Santiago, Agatha, Anastácia, Nicolas, Domingos, Alessandra e Antonella. No momento do incêndio, apenas os dois filhos mais velhos não estavam no carro, pois moram e estudam em São Paulo, ligados ao Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, em uma comunidade católica.
A família destaca que o veículo, uma Kombi, tinha um valor que ia muito além do financeiro. “Era essencial para o dia a dia da família, para deslocamentos, compromissos médicos e até momentos de lazer. Desde 2017, por exemplo, usamos o carro para realizar o sonho de levar as crianças para conhecer o mar”, afirmou Antonio. Ele também relembra que o parto da filha caçula, Antonella, aconteceu dentro do próprio veículo, o que torna a perda ainda mais dolorosa do ponto de vista emocional.

A família é bastante ativa na comunidade católica: participa como voluntária da Liga do Santo Rosário, realizando orações públicas todo primeiro sábado do mês, às 16h, na Praça da Matriz de Itu, além de desenvolver ações ambientais, como o plantio de mudas de ipês em Itu e região.

Quem quiser ajudar pode contribuir para que a família consiga comprar um novo veículo, segue o PIX:
📌 antonio.schanosky@gmail.com
