Família perde cães após ataque de abelhas em Itu

Uma família moradora do condomínio Village Castelo, em Itu, viveu uma tragédia no último dia 23 de dezembro. Os cães Aquiles e Ragnar morreram após serem atacados por um enxame de abelhas com ferrão no quintal da residência.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Segundo relato de Paula Nicoletti, tutora dos animais, o episódio começou quando o vizinho — que mantém um meliponário com mais de 300 caixas de abelhas sem ferrão — percebeu a presença de abelhas com ferrão no telhado de sua casa. Ao tentar afastar o enxame com inseticida, teria provocado a dispersão de milhares de abelhas.

“Em um momento de imprudência ele jogou veneno nas abelhas. Como estava com roupa de apicultor, conseguiu sair da situação, mas elas seguiram e atacaram os meus cachorros”, relatou Paula.

Ela acompanhou a cena da janela, sem poder intervir, pois é alérgica a picadas de abelha. Em desespero, acionou o marido, que saiu de Barueri e retornou imediatamente para Itu. Ao chegar, encontrou os cães já debilitados.

UTI

Aquiles, um labrador chocolate, foi levado ao veterinário, mas sofreu parada cardíaca cerca de duas horas após o atendimento e não resistiu. Ragnar foi transferido para uma UTI em Sorocaba, após a contratação de uma ambulância que saiu de São Paulo e chegou a Itu por volta das 23h. Ele foi entubado, mas faleceu na madrugada do dia 25 de dezembro, às 1h17, após três paradas cardíacas.

“Estamos muito arrasados. Eles eram filhos para nós”, desabafa Paula. Segundo a família, foram gastos mais de R$ 17 mil em tentativas de salvar os animais.

Ainda conforme o relato, a colmeia removida posteriormente teria mais de 100 mil abelhas e cerca de 100 litros de mel. Um apicultor informou que o enxame poderia estar instalado no local havia cerca de dois anos.

A família afirma que já notificou judicialmente o vizinho e defende que a criação de abelhas em área residencial precisa de regulamentação mais rigorosa. “Não queria deixar em vão a morte dos meus filhos. O que queremos é que ele pare de cultivar abelhas dentro da associação onde moramos”, declarou.

Paula também faz um alerta: “Não se deve jogar veneno em colmeias. É preciso chamar um profissional especializado. Poderia ter sido ainda pior”.

O Jornal de Itu entrou em contato com o responsável pelos ataques, mas não teve retorno.

One thought on “Família perde cães após ataque de abelhas em Itu

  • Risco assumido por ele, principalmente sendo criador de abelhas sem ferrão. Poderiam ter sido duas crianças e não dois cachorros! Matar abelhas é crime seja com ou sem ferrão!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *