Fazer canal enfraquece os dentes?

Vamos esclarecer essa dúvida de uma vez por todas! Não, fazer o canal não enfraquece os dentes. Por que precisamos fazer canal?  Na verdade, o tratamento endodôntico (tratamento de canal) é indicado quando a cárie alcançou a polpa do dente (nervo) e isso gera dor, desconforto, fístula (bolinha de pus) e pode até chegar a fraturar o elemento dental. O tratamento de canal deve ser feito para remover essa polpa contaminada (inflamada ou necrosada) para que possamos devolver a saúde para o paciente. Hoje em dia, fazemos esse procedimento com instrumentos mais conservadores, o que possibilita menor remoção de dentina, conservando mais a estrutura dental e propiciando conservação do elemento dental.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Após a retirada da polpa (com instrumentos manuais e/ou mecanizados e irrigação com substância química), é realizada a obturação do canal com cimento endodôntico e cone de guta percha, preenchendo assim, o espaço da polpa.

Vale ressaltar que é de suma importância que o dentista que for realizar a reabilitação pós tratamento endodôntico, saiba indicar a melhor restauração. Seja de forma direta ou indireta. Sempre digo que para determinar isso, devemos nos basear no tripé: Previsibilidade, Endodontia e Condições de Restaurabilidade. Nada adianta se utilizar os melhores instrumentos como: limas com diferentes tratamentos térmicos, pontas de ultrassom e otimização da substância química auxiliar se o elemento dental não tem suporte ósseo para se manter em função na boca. Ou realizar a endodontia, mas o dente não apresentar condições de restauração apropriada. Tudo isso deve ser criteriosamente avaliado para que possamos ser previsíveis nos nossos tratamentos.

Sendo assim, o tratamento de canal não enfraquece o dente. Se você acabou quebrando um dente pós tratamento endodôntico é porque sua perda de estrutura dental já era muita na realização do tratamento ou talvez não tenha realizado os procedimentos restauradores adequado para o seu caso.

Dra. Iris Bincelli Seckler CROSP 96693

Especialista em Endodontia, Mestre em Endodontia, Doutora em Clínicas Odontológicas com concentração em Endodontia e Pós Doutoranda em Endodontia.

Professora de Especialização e Mestrado na São Leopoldo Mandic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *