Festival Curta Salto começa nesta quarta-feira
A 10ª edição do Curta Salto – Festival do Primeiro Filme, começa nesta quarta-feira (23) em Salto (SP), com entrada franca. O evento conta com duas mostras presenciais no Auditório Maestro Gaó e Sala Palma de Ouro (Sabiá e Taperá), além de uma virtual, com exibição de filmes on-line (Bem-te-vi), e segue até sábado (26).
A Mostra Sabiá, com curtas-metragens selecionados de todo o país, acontece nos dias 23 e 24, das 19h às 22h, no Auditório Maestro Gaó, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 203, Centro.
Já a Mostra Taperá, com curtas-metragens selecionados apenas nas macrorregiões de Sorocaba e Campinas, acontece no dia 25 de outubro, das 19h às 22h, na Sala Palma de Ouro, que recebe esse nome em referência ao prêmio recebido pelo saltense no Festival de Cannes, em 1962, pelo filme “O Pagador de Promessas”.
A Mostra Bem-te-vi é dedicada aos filmes ganhadores de cada edição do festival ao longo dos 10 anos, concorrendo a um prêmio de melhor filme da década. Os filmes poderão ser conferidos e avaliados pelo público de 19 a 26 de outubro, pelo site do festival (https://festivalcurtasalto.com.br/).
Filmes convidados
O festival contará com curtas-metragens convidados, além dos filmes selecionados para as mostras competitivas. São eles: “A Redenção de Cam” (2024), de Iferrdo, e “Bonita de Rosto” (2023), de Ana Squilanti. Também haverá uma apresentação especial do longa-metragem “Ogiva – O Mundo Não é Mais Nosso” (2024), de Cadu Rosenfeld, baseado em uma história em quadrinhos nacional de Bruno Zago e Guilherme Petreca, publicada pela Editora Pipoca & Nanquim.
Premiações e festa
A premiação do Festival Curta Salto acontece no dia 26 de outubro, das 19h às 22h, na Sala Palma de Ouro, com a participação especial da banda Bezerras Bizarraz e show de encerramento do artista áudio e visual Gabrelú. Serão entregues prêmios para os melhores filmes da Mostra Sabiá e da Mostra Taperá, além de menções honrosas.
Também será premiado o melhor filme da Mostra Bem-Te-Vi, escolhido por voto popular. Em seguida, haverá uma festa de celebração dos 10 anos de Curta Salto no Black Dog Public House (Rua Itapiru, 71 – Centro), com a presença do DJ Barata.
Oficinas gratuitas
O festival também terá duas oficinas com apoio institucional da SPCINE que serão ministradas por Lilian Solá Santiago e Flávia Rabachim de maneira virtual. São elas: “Produção do Primeiro Filme – Da ideia ao festival”, no dia 21 de outubro, e “Distribuição de curtas-metragens no circuito de festivais”, no dia 22. As inscrições estão abertas pelo site do Curta Salto.
Ingressos gratuitos
Este ano, o Festival Curta Salto traz uma novidade para garantir ainda mais comodidade ao público: a parceria com a plataforma Aloingresso.com para a retirada dos ingressos das mostras e da cerimônia de premiação. Basta acessar o site, escolher o assento, preencher um cadastro rápido, e o ingresso será enviado diretamente por e-mail. No dia do evento, é só apresentar o ingresso na tela do seu celular para validação. Também serão disponibilizados ingressos para retirada presencial meia hora antes do início das exibições.
Sobre o evento
A 10ª edição do Curta Salto – Festival do Primeiro Filme é uma realização do Governo Federal, via Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo (Edital LPG Nº 11/2023), com produção do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e das produtoras Kannon Filmes e Terra Firme Digital.
SERVIÇO:
O quê? 10º Curta Salto – Festival do Primeiro Filme
Quando? De 23 a 26 de outubro
Onde? Auditório Maestro Gaó, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 203, Centro, e Sala Palma de Ouro Rua Prudente de Moraes, 580 – Centro
Informações: www.festivalcurtasalto.com.br
Acompanhe no Instagram: @curtasalto
(Foto e informações: Assessoria do evento)