Festival Gastronômico ‘Sabores da Terra’ será neste feriadão

Gastronomia diversificada, aulas-show com a presença de chefs renomados, cerveja artesanal e muita música fecham em grande estilo a terceira passagem do Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” por Indaiatuba. A entrada é gratuita, mas sugere-se um quilo de alimento não perecível.

A festa acontece nos dias 7,8 e 9 de julho, de sábado a segunda-feira, próximo ao estacionamento do Parque Ecológico.A ampla praça de alimentação a céu aberto, com mais de 20 expositores e grande variedade de pratos da culinária regional de raiz, recebe os visitantes das 12h às 22h, no sábado (7) e no domingo (8), e das 11h às 16h, na segunda-feira, feriado de 9 de julho.

Aulas-show 

Um prato, que se tornou típico no Estado de São Paulo, recebe uma grande homenagem Festival “Sabores da Terra” no sábado (7), a partir das 13h. Trata-se do Virado à Paulista, que em fevereiro de 2018, foi tombado como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo.

A iniciativa, inédita no Estado, reconheceu formalmente a importância da gastronomia como bem cultural e histórico de um povo. Para homenagear o prato tradicional, que é composto, com algumas variações, por virado de feijão, ovo frito, banana empanada e bisteca suína, o jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, pesquisador e divulgador da gastronomia brasileira, irá prepará-lo, ao vivo, durante aula-show na Arena de Experiências.

Para completar a homenagem, foi feita uma parceria com a Fábrica ICB, braço do Instituto da Cerveja Brasil, recém-inaugurada, em Indaiatuba, que chega com a proposta de desenvolver atividades educacionais e acelerar novos projetos no ramo.  Assim, o chef de cozinha bier sommelier e um dos cinco sócios da Fábrica ICB, Alex Moraes, fará uma harmonização de cerveja para compor o Virado.

Ainda no sábado (7), às 15h30, quem entra na arena é a chef Vivi Góes para ensinar como fazer o famoso corte “Boca de Anjo” em lanches especiais. Vivi é formada cozinheira profissional, gastronomia e alta cozinha, além de cozinha italiana, oriental e ítalo-francesa.

No domingo (8), a partir das 12h, o renomado chef Erik Alsaro, que abraçou o evento desde a primeira edição, está de volta ao “Sabores” para ensinar o preparo da tradicional Paella Caipira. Um prato que sempre deixa um gostinho de “quero mais” por onde passa. Já com a receita anotada, os visitantes terão a chance de tirar a prova por um preço acessível.  Ainda no domingo (8), será realizada uma brassagem de cerveja, ao vivo, pela equipe da The Hops em parceria com a Cervejaria Donnerstag.

Para o feriado de segunda-feira (9), às 12h, uma aula show especial, contará com a presença do chef Danilo Pagani, formado pelo Instituto Gastronômico das Américas, com especialização em gastronomia italiana e membro da Federação Italiana de Cozinha FIC Itália. Danilo vai ensinar o prato mais tradicional do Paraná, mais especificamente do litoral paranaense, que é o Barreado.

De origem açoriana, o prato segue o mesmo ritual há mais de 300 anos. Essa tradição, que é mantida na Festa do Fandango, que homenageia os marujos, poderá ser conferida de perto no “Sabores da Terra”.

E tem mais: às 15h, de segunda-feira (9), acontece aula-show com o chef Filipe Frischetti com o tema “Carnes e Defumação”. Frischetti é graduado em Diplome de Cusine pela Le Cordon Bleu, com especialização em defumação pela Pitmastres Brasil e integrante da KCBS (Kansas City Berbeque Society).

Na alameda de gastronomia, os visitantes terão a chance de experimentar incríveis pratos nos estandes espalhados pelo recinto da festa. O famoso porco espalmado, feijoada, menus que dão ênfase ao bacon, hambúrgueres artesanais, espetinhos especiais, pratos típicos das culinárias portuguesa, mexicana e italiana, além de opções doces e rótulos exclusivos de cervejas artesanais incrementam a praça de alimentação.

A Ilha do Sabores traz toda a variedade da culinária feita ao fogo no chão, como a queima do alho, tradicional comida servida aos tropeiros.

Dentro do objetivo de aproximar o produtor do público, o “Sabores da Terra” leva a Indaiatuba a Feira do Produtor, espaço em que o visitante encontra produtos de qualidade da região, como mel, cachaças, paleta mexicana, pastel de Belém, doces mineiros, queijos, acessórios, entre outras iguarias.

Outro diferencial na festa de encerramento do “Sabores da Terra”, em Indaiatuba, é o espaço dedicado às crianças. A ampla área kids da Império Eventos, traz como atrativos brinquedos infláveis, simuladores, pula-pula e a presença de monitores especializados.

 

Serviço

7º Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”
Local 
– Concha acústica do Parque Ecológico de Indaiatuba-SP
Endereço – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, s/n, Vila Sfeir, Indaiatuba-SP
Dias – 7 a 9 de julho, sábado a segunda-feira
Horários:
Sábado
 – 12h às 22h
Domingo – 12h às 22h
Segunda-feira (feriado) – 11h às 16h
Entrada – Gratuita – sugere-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível

Shows

Sábado – 12h30 – Rodrigo Begali – MPB | samba | Jazz e internacionais

20h – Tributo à Cássia Eller, Cazuza e Amy Whinehouse, com Letícia Nicolielo e Rodrigo Begali

Domingo – 12h30 – Robson e Nani – Show de Viola e Sertanejo

20h – The Brothers – Rock Nacional

Segunda – 12h – Banda Roça ‘N’ Roll

Informações – www.festivalsaboresdaterra.com.br

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto