Fisioterapeuta Pélvica fará Encontro de Mulheres na ONG João de Barro

É comum ouvir relatos de mulheres com “escape de xixi” quando a pessoa espirra ou tosse e também quando pratica Crossfit ou atividades físicas. Este é um dos problemas mais comuns do enfraquecimento da musculatura pélvica. Algumas dessas disfunções vêm do enfraquecimento dos músculos, obesidade, doenças relacionadas à bexiga, de cirurgias que possam machucar os nervos da musculatura pélvica e até mesmo da gravidez ou do parto.

Um outro sintoma característico da falta de força na pelve é quando existe aquela sensação de não conseguir segurar o xixi e de que a bexiga está sempre cheia. Muitas mulheres têm isso há anos e não sabem que é uma doença e existe tratamento, pensando nisso a ONG João de Barro fez uma parceria com a Fisioterapeuta Pélvica  Amanda Almeida com a proposta de realizar uma roda de conversa com mulheres para discutir esse tema.

“Um grande número de pessoas sofre com a incontinência urinária e não procura ajuda profissional por vergonha ou por achar que esse problema é normal. Na realidade a perda de urina pode causar problemas psicossociais, higiênicos e sexuais”, explica a especialista.

A Fisioterapeuta conta que com a falta de informação faz com que muitas mulheres passem a vida convivendo com a doença, muitas vezes deixando de praticar atividades que gostam, precisando usar protetor, absorvente ou até fralda diariamente. “Entre 15% e 30% da população apresenta algum grau de incontinência, sendo que nas mulheres a incidência é duas vezes maior que nos homens”, conta Amanda.

O encontro será no dia 26 de março (quinta-feira) às 19h30 na ONG João de Barro, a entrada é um pacote de bolacha que será doado à crianças carentes da cidade. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através do whatsapp (11) 96419-2633. A entidade fica na Rua Convenção, 144 Centro de Itu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *