Frederico de Almeida conquista segundo lugar no Mundial de Jiu-Jitsu
Campeonato foi realizado nesta quinta-feira (1º), em Las Vegas
O lutador de Jiu-Jitsu, Frederico de Almeida, sagrou-se vice-campeão do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Master de 2022. O evento foi organizado pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). A disputa ocorreu nesta quinta-feira (1º), em Las Vegas.
A atleta Mariana Magalhães também lutou no mesmo dia representando a equipe AOA (Academia Octávio de Almeida) e sagrou-se vice campeã em sua categoria.
Frederico nasceu na capital paulista, mas reside em Itu desde criança com sua família. E foi justamente eles os responsáveis por inserir o Jiu-Jitsu em sua vida, afinal seu avô, Octávio de Almeida, foi um dos pioneiros na modalidade esportiva no Estado de São Paulo.
Fred, como também é conhecido, é empresário e professor de Jiu-Jitsu na Academia CTE7, em Itu, formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão de Academias.
Ele também é faixa preta de Jiu-Jitsu desde 2012, compete na categoria Master e seu peso é o meio pesado, até 88,3kg.
Como atleta é filiado às principais federações, sendo elas: Federação Paulista (FPJJ), Confederação Brasileira (CBJJ) e Federação Internacional (IBJJF).
Um dos pioneiros do Jiu-Jitsu
Tudo começou quando seu avô começou a treinar Jiu-Jitsu na Academia George Gracie, em São Paulo. Por volta de 1951, Octávio de Almeida já era um dos instrutores de confiança da Academia que atraía muitos alunos buscando aprender Defesa Pessoal e o Jiu Jitsu Gracie.
A oportunidade em ter sua própria escola foi quando Gracie resolveu ir ao interior e deixar Octávio responsável pelas aulas. Após dois anos, sendo professor e com o aval de Gracie, ele abriu sua própria academia de Jiu-Jitsu e não parou mais.
A importância de Octávio de Almeida foi crucial para o desenvolvimento do Jiu-Jitsu paulista, pois nas décadas de 50 e 60 a cidade só contava com a presença dos professores Gastão Gracie e Pedro Hemetério que adotavam o sistema de aulas individuais característico da Academia Gracie do Rio de Janeiro.
Além de ser um dos pioneiros da modalidade esportiva no Estado de São Paulo, Octávio também formou as primeiras turmas femininas e infantis.
Outro feito foi em 1965 quando foi criado um Departamento de Jiu-Jitsu dentro da Federação Paulista de Pugilismo, responsável por todos os esportes de combate na época. Com isso, o esporte foi oficializado e passou a emitir diplomas, formalizar regras e designar juízes para lutas.
De pai para filho
E a paixão pelo esporte também fez com que seu filho, Octávio de Almeida Jr. seguisse pelo Jiu-Jitsu. O mestre é um dos grandes nomes do esporte no país e é ex-presidente da Federação Paulista de Jiu-Jitsu.
A equipe de Octávio de Almeida Junior também foi responsável pela formação de diversos atletas e professores que conduziram o Jiu-Jitsu paulista ao alto nível atual.
Títulos 2022 de Frederico Almeida
- Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Master de 2022
Vice-Campeão
- International Master South America
Campeão na Categoria Pesado
Vice-Campeão Categoria Absoluto
- Floripa Winter Internacional Open 2022
Ouro duplo
- II Etapa do Circuito Paulista 2022
Campeão na Categoria Pesado
- Campeonato Brasileiro 2022
Bronze na Categoria Pesado
Prata na Categoria Absoluto
- I Etapa do Circuito Paulista 2022
Campeão na Categoria Pesado
Bronze na Categoria Absoluto
Fotos: Instagram Texto: Denise Katahira