Fundação SOS Mata Atlântica realiza observação de aves

Neste sábado, 9 de novembro, das 7h às 11h, a Fundação SOS Mata Atlântica promoverá uma edição especial do evento Porteira Aberta, dedicada às aves nativas da Mata Atlântica.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

O espaço conta com uma floresta restaurada e um viveiro com capacidade para produzir 750 mil mudas anuais, abrangendo cerca de 100 espécies nativas. De propriedade do Grupo HEINEKEN, o local é cedido em comodato a SOS Mata Atlântica desde 2007, e se destaca como um importante centro para pesquisa, educação ambiental, mobilização e capacitação.

O evento busca oferecer ao público uma experiência imersiva, destacando a importância da preservação ambiental. Com o acompanhamento de especialistas, os participantes percorrerão trilhas onde poderão observar de perto espécies nativas como o pica-pau-de-banda-branca, o sabiá-barranco e o carcará.  

No Viveiro de Mudas Nativas, os participantes poderão identificar espécies de árvores nativas. Com a orientação da bióloga e especialista em aves Giulia D’Angelo, serão farão a observação das aves. Na dinâmica sensorial “O Canto das Aves”, os visitantes terão a oportunidade de aguçar a percepção auditiva ao explorar os cantos das aves e suas características físicas, criando uma conexão mais profunda com a natureza. 

Complementando essa experiência, o Espaço Snoopy e sua Turma na Mata Atlântica oferece um ambiente lúdico para crianças e adultos. Mediante jogos e atividades interativas, será possível aprender sobre a geografia da Mata Atlântica e as diversas espécies que a habitam. Essa abordagem busca tanto informar como cultivar a curiosidade e o envolvimento com a preservação ambiental, ressaltando a importância de proteger o ecossistema. 

Recomendações para os visitantes 

Com entrada gratuita e vagas limitadas, a Fundação SOS Mata Atlântica convida todos a se juntarem a essa imersão na natureza.

Para aproveitar ao máximo a experiência, a organização recomenda que os visitantes venham preparados, trazendo caderno ou papel para anotações, além de binóculos e/ou câmeras fotográficas para quem tiver.

Para garantir um passeio seguro e confortável, é importante usar roupas leves e confortáveis, além de calçados fechados com solado antiderrapante. Também é aconselhável levar chapéu ou boné, garrafa para reabastecer a água nos bebedouros, repelente e protetor solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *