Governo lança programa de qualificação para fazedores da cultura em Itu
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, lançou, nesta quarta-feira (09), o CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa de formação e qualificação voltado aos setores culturais e criativos.
A proposta visa proporcionar oportunidades inéditas de crescimento e aperfeiçoamento para trabalhadores que atuam nos diversos segmentos da cadeia produtiva da cultura, preparando tanto novos talentos quanto aprimorando as competências daqueles que já estão no mercado.
Ao todo, neste primeiro lote, serão oferecidas 4.070 vagas, 65 cursos, além de masterclasses, palestras, mostras e laboratórios, em 21 municípios do Estado, sendo Itu um deles. Na região, Sorocaba e Campinas também foram contempladas.
Até o final de 2029, o CULTSP PRO terá mais de R$ 153 milhões em investimentos e planeja realizar mais de 10 mil atividades, com um impacto direto em mais de 500 mil pessoas em todo o estado.
Inscrições
Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As formações são voltadas para profissionais dos setores culturais e criativos, e até para aqueles que nunca atuaram na área, devido aos diferentes níveis de aprendizado.
O CULTSP PRO será composto por seis escolas temáticas: Artes, Patrimônios e Equipamentos, Audiovisual, Games e Tecnologias; Conteúdo, Design e Artes Visuais; Tradições e Expressões Criativas; Inovação e Sustentabilidade; Qualificação em Artes: Dança e Teatro
As aulas são gratuitas, prioritariamente presenciais, e ocorrerão em todas as regiões do estado. As aulas terão início a partir de 22 de outubro e a carga horária dos cursos varia entre 20h e 100h.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.cultsppro.org.br.