Herculano acusa Gazzola de ilegalidade após apreensão de material de campanha eleitoral

Em um vídeo publicado nas redes sociais na tarde de terça-feira (20), o deputado Herculano Passos acusou o prefeito Guilherme Gazzola de recolher material de campanha da candidata a deputada federal Rita Passos, sua esposa, de Itu (SP). Ele fez uma postagem de um vídeo dividido em duas partes afirmando que era um “ato de autoritarismo” e que os advogados dele “estão em cima disso”.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

No vídeo, um homem recolhe um windbanner ou winner flag, como são chamadas as bandeiras que ficam hasteadas nas calçadas com um suporte e uma base geralmente cheia de água. O homem leva o material para um caminhão que não tem identificação. Não há diálogo no material divulgado pelo parlamentar, que escreveu:

“Absurdo! O prefeito Gazzola mandou recolher todas as bandeiras da Rita que estavam nas ruas de Itu. Tá precisando estudar a legislação eleitoral, prefeito. Bandeiras móveis em vias públicas pode, sim! Mas o que o senhor que é perseguir a Rita Passos e atrapalhar a campanha dela, não é? Autoritarismo e ilegalidade aqui, não! Nossos advogados já estão em cima disso!”

“A Legislação Eleitoral autoriza o uso de bandeiras ao longo de vias públicas, desde que móveis. A remoção do material de campanha apenas da candidata Rita Passos não é apenas um ataque pessoal contra a candidata, mas é um ataque contra a democracia e o Estado Democrático de Direito, que depende das eleições para escolhas de seus representantes”, destaca o advogado Adriano Alves, especialista em Direito Eleitoral.

O Jornal de Itu procurou a Prefeitura de Itu, mas não obteve retorno.

foto: reprodução/redes sociais

4 thoughts on “Herculano acusa Gazzola de ilegalidade após apreensão de material de campanha eleitoral

  • Pessoalmente sou contra essas propagandas em bandeiras, tanto como essas recolhidas, como bandeiras que o pessoal fica na mão. Eles colocam em locais de maior circulação atrapalhando a visão dos veículos, ficando perigoso principalmente em esquinas e cruzamentos. Deveriam proibir esse tipo de propaganda. Quanto à denúncia do Herculado, realmente é autoritarismo por parte do “grande e poderoso rei GG”. Em Itu quem manda é ele, aqui não apita nem ministério público, nem judiciário, nem o bom senso ou a moral… GG é o dono de Itu e fo**-se o resto.

    Resposta
  • Realmente é proibido esse tipo de propaganda eleitoral, sendo considerado crime eleitoral. Essas bandeiras estão fixas, não móveis.
    O que eu não sei é se alguém tem o poder de retirá-las. O que deve ser feito é uma denúncia de crime eleitoral no TRE. (Acabo de ver outra matéria no JN onde falam sobre isso ser crime eleitoral e deve ser denunciado).

    Resposta
  • Pingback: Campanha de Rita Passos retira materiais apreendidos pelo prefeito de Itu - Jornal de Itu ®️

  • Pingback: Funcionário da Prefeitura teve horas-extras cortadas por apoiar candidato da oposição, diz vereador - Jornal de Itu ®️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *