Historiadora toma posse na ACADIL
No sábado, 21 de fevereiro, às 10 horas, a Academia Ituana de Letras (ACADIL) realiza sessão solene para a posse de sua nova integrante, a professora Lígia Souza Guido. Ela será a segunda ocupante da Cadeira 24 da entidade, cujo patrono é o médico ituano Antonio de Almeida Prado. O evento é aberto ao público e será no Auditório do Museu Republicano, localizado à Rua Barão de Itaim, 140, em Itu.
Ituana, Lígia é formada em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). É mestra em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde desenvolveu relevante pesquisa sobre as dimensões material e simbólica do vestuário em Itu no século XVIII. O estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e contou com estágio de pesquisa em Lisboa.
Atualmente, atua como coordenadora da área de Ciências Humanas no Núcleo de Formação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Feliz. Em 2025, participou de duas atividades promovidas pela ACADIL: uma explanação sobre a famosa farda do capitão-mor de Itu, durante o lançamento do livro “Itu em seu auge, tempos do Capitão-mor Vicente Taques”, e a publicação do artigo “A farda vermelha do capitão-mor de Itu, memória e materialidade” na Revista da ACADIL.
Durante a cerimônia, a nova acadêmica fará o elogio ao seu patrono, Antonio de Almeida Prado, que, como Secretário de Educação do Estado de São Paulo, desenvolveu estudos que contribuíram para a criação da Universidade de São Paulo (USP), instituição da qual foi o quinto reitor, na década de 1940.
Na ocasião, Lígia também homenageará seu antecessor na Cadeira 24, o professor Roberto Machado Carvalho, historiador ituano, autor de diversas obras sobre a história local, ex-secretário municipal de Cultura e um dos fundadores da ACADIL. A saudação oficial será feita pelo confrade Synesio Sampaio Goes Filho.
