Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – Em Cartaz
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está entre nós, arrastando fãs e conquistando notas inigualáveis em meio aos críticos. O filme é visivelmente um fanfic de excelente qualidade, porém, que mostra algumas falhas passadas da Marvel com o icônico herói.
“Este texto contém Spoilers”
O longa foi lançado em 16 de Dezembro de 2021, produzido em parceria entre Sony e Marvel, trazendo o melhor de todos os filmes do Homem-Aranha já lançados. Sendo dirigido por Jon Watts e com um nostálgico elenco que conta com Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Alfred Molina (Dr. Octopus), Willem Dafoe (Duende Verde), Tom Holland (Homem-Aranha MCU) e os antigos aranhas Andrew Garfield e Tobey Maguire.
Sinopse
Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Peter Parker (Tom Holland) precisará lidar com as consequências da sua identidade como o herói mais querido do mundo após ter sido revelada pela reportagem do Clarim Diário, com uma gravação feita por Mysterio (Jake Gyllenhaal) no filme anterior. Incapaz de separar sua vida normal das aventuras de ser um super-herói, além de ter sua reputação arruinada por acharem que foi ele quem matou Mysterio e pondo em risco seus entes mais queridos, Parker pede ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para que todos esqueçam sua verdadeira identidade. Entretanto, o feitiço não sai como planejado e a situação torna-se ainda mais perigosa quando vilões de outras versões de Homem-Aranha de outro universos acabam indo para seu mundo. Agora, Peter não só deter vilões de suas outras versões e fazer com que eles voltem para seu universo original, mas também aprender que, com grandes poderes vem grandes responsabilidades como herói.
Enredo
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é uma continuação direta de Far From Home (filme anterior), porém, totalmente focando no desenvolvimento individual do Peter Parker do ator Tom Holland. O protagonista é acusado de matar Mistério, e por conta disso o mundo se vira contra ele e sua vida de herói fica totalmente bagunçada. Para se livrar das acusações, o Aranha contrata um ótimo advogado, Matt Murdock (Demolidor). Parker começa a viver as consequências de ser um herói com a identidade revelada, e mesmo salvando metade do universo, o povo não se importa em condenar o amigo da vizinhança.
Vendo que M.J, Ned e Tia May estão sofrendo grandes consequências por serem cúmplices do “justiceiro”, Peter decide pedir para o Dr. Estranho apagar da mente de todos quem é o Homem-Aranha, todavia, os dois “vingadores” se atrapalham no feitiço e pouco antes do universo virar um caos, Strange contém parte da magia. Nem tudo da tão certo assim, e parte da magia que não foi contida, traz seres de outras linhas do tempo para o MCU, e isso faz Tom Holland apanhar muito, ter sérios problemas e ter sua vida transformada, sem a possibilidade de reversões.
Vilões
Com a tal falha na contenção da magia para o esquecimento, os vilões do universo da Sony chegaram ao MCU, sendo eles, Dr. Octopus, Duende Verde, Homem-Areia (Homem-Aranha Tobey), Electro e Lagarto (Homem-Aranha Andrew). Tais seres malignos ao verem que Peter e tia May querem curá-los, buscam mudar o final de sua histórias e não morrer pela mãos do aracnídeo. Dr. Estranho não liga para os vilões e suas vidas, apenas quer fazer com que voltem para suas realidades. Tal diferença de pensamentos entre os ex-mago supremo e o jovem herói faz com que um grande embate entre os dois ocorra e tal ato, termine de forma inesperada.
A melhor atuação dentre os vilões é a do Duende Verde, o jeito macabro e psicótico de Willem Dafoe traz muita tensão ao longa e lutas fantásticas entre ele e o herói, e vale ressaltar que ele é o ponto chave de toda a história.
Dr. Octopus também tem boa participação, mas ele é curado por Tom Holland, então, ver sua redenção é muito interessante para a história do personagem, mas decepciona devido a falta de ações malignas.
Tom, Tobey e Andrew
A volta do primeiro Homem-Aranha no cinema e do Espetacular Homem-Aranha era muito esperada em Sem Volta para Casa, e de fato, isso aconteceu de modo grandioso e magnífico.
O momento em que os heróis clássicos aparecem na história é emocionante. A atuação dos três Aranhas é bem sincronizada, com ótimos diálogos contando com muita profundidade proveniente da história individual de cada um.
O momento chave de Tom, Tobey e Andrew se dá na maior dificuldade emocional do herói principal do filme, em um triste momento de luto. Nesta cena, cada herói conta de seus pesares e fracassos juntando os “cacos” de uma tristeza profunda que seguirá Tom Holland por toda vida de seu Spider-Man.
Veredito
Homem Aranha: Sem Volta para Casa é feito de fã para fã, trazendo consigo um filme épico, emocionante e nostálgico. Mas avaliando dias após assistir o longa, é possível ver que a Marvel simplesmente apagou tudo que os espectadores nas gostavam do atual herói. Ned e M.J são retirados da trama, Tia May (que mais parece a irmã mais nova da mãe de Peter) morre e Peter Parker perde todo acesso a tecnologia Stark e nenhum outro herói sabe quem é o Homem-Aranha por conta do feitiço efetivo.
O filme é muito bom, mas olhando friamente, foi apenas uma via de escape da produtora para poder rebootar o Aranha do MCU.