Homem é preso ao usar documento falso para sacar benefício
Um homem foi preso em flagrante, na última quarta-feira (16), quando tentava sacar um benefício irregular de Amparo Social ao Idoso (BPC/LOAS) em uma agência bancária de Itu. O benefício foi concedido com a utilização de documento pessoal falso.
A fraude foi identificada pela existência de duas Carteiras de Identidade com fotos e assinaturas divergentes do Estado de Minas Gerais envolvendo a mesma pessoa.
Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), o valor do saque era de R$ 1.576,00. No entanto, o benefício irregular causaria um prejuízo estimado em mais de R$ 240 mil, caso o benefício continuasse ativo. O cálculo leva em consideração a expectativa de sobrevida da população brasileira.
Em atuação há 22 anos, a Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista é integrada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra os sistemas previdenciário e trabalhista. No Ministério do Trabalho e Previdência, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.