Homem é preso em flagrante por maus-tratos a cão em Itu
Um homem de 30 anos foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (11) por maus-tratos a um cão, no conjunto habitacional CDHU, localizado na Vila Lucinda, em Itu. A prisão ocorreu após denúncia e verificação realizada por policiais militares e pelo setor de Zoonoses do município.
Segundo o boletim de ocorrência, o animal — uma fêmea mestiça de pitbull, com aproximadamente um ano e meio a dois anos de idade — foi encontrado dentro da garagem gradeada do apartamento do indiciado.
O local apresentava condições extremamente degradantes, com fezes, urina e forte odor. O cão estava visivelmente magro, sujo e com intensa infestação de carrapatos, alguns deles espalhados pelo chão. As condições foram constatadas pelos policiais sem a necessidade de entrar no imóvel, uma vez que a garagem é voltada para a via pública.
A Polícia acionou o setor de Zoonoses, que se deslocou até o endereço e fez o recolhimento do animal para atendimento veterinário. A médica-veterinária responsável informou à polícia que emitirá laudo técnico sobre o estado de saúde do cão.
Prisão
Após o resgate, o indiciado foi levado à UPA para avaliação médica e, em seguida, conduzido ao 1º Distrito Policial de Itu, onde teve a prisão em flagrante ratificada pela autoridade policial.
De acordo com o delegado responsável, as evidências apresentadas — depoimentos, registros em vídeo e avaliação da Zoonoses — demonstram de forma clara a prática de maus-tratos, crime previsto no Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais, com pena agravada por se tratar de cão.
Não houve concessão de fiança devido ao enquadramento legal, que prevê pena máxima superior a quatro anos. A polícia instaurou inquérito para dar continuidade às investigações.
O animal permanece sob cuidados veterinários e deve passar por tratamento para recuperação.
