III Campanha “Doe vida, doe medula” acontece neste sábado

Neste sábado, dia 30, das 9h às 13h, será realizada a III Campanha “Doe vida, doe medula”, na sede do 50º Batalhão da Polícia Militar, em Itu.

O evento tem como objetivo incentivar o cadastro de doadores voluntários de medula óssea, além de conscientizar a população da importância de ser doador.

A doação de medula óssea é um procedimento seguro que não causa qualquer problema à saúde do doador, além de ser um ato de solidariedade que pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura.

Para o cadastro, os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de 5 ml de sangue para testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente, que sendo compatível será chamado para exames complementares e para realizar a doação.

Para ser doador é preciso ter entre 18 e 54 anos, estar em bom estado de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue, como Câncer, Hepatite B e C, doenças autoimunes, diabéticos que façam uso diário de insulina e pessoas portadoras do HIV.

O 50º Batalhão da Polícia Militar está localizado à Rua Arquiteto Márcio João de Arruda, nº 350, na Vila Leis, em Itu/SP (em frente ao bairro Itu Novo Centro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *