INDICAÇÃO: ‘VÁ E VEJA’ É CULT DE GUERRA DO CINEMA RUSSO
Os filmes cult russos e o da antiga União Soviética sempre estiveram em evidência. O motivo é a massificação do cinema na década de 20, no mesmo momento da Revolução Russa, e o alinhamento das mídias propagandistas e vertentes artísticas do país.
Dentre essas características, nomes como Serguei Eisenstein, seguido de Andrei Tarkovsky e o atual Alexandr Sokurov, dirigiram grandes películas. Na sequência, O Encouraçado Potemkin (1925), Solaris (1972) e Arca Russa (2002) são indicações certas do Jornal de Itu!
Nesse interesse, nossa indicação da semana é ‘Vá e Veja’, de Elem Klimov, no qual os cânones culturais e estéticos estão presentes. É realmente muito bonito ver os enquadramentos que ilustram os 142 minutos da película em formato 4:3.
A história de ‘Vá e Veja’ se passa em 1943 na Bielorrússia durante a 2ª Guerra Mundial. Florya, um jovem camponês, é recrutado por um grupo mal equipado de guerrilheiros que resistem aos nazistas. Durante um confronto, ele é abandonado e resolve voltar ao seu vilarejo. Ao retornar, depara-se com um cenário devastador, resultado de um massacre brutal. Atormentado, Florya vagueia sem destino, sendo confrontado por imagens cada vez mais perturbadoras.
Uma dica para apreciar a direção de arte em fotografia é observar que, conforme Florya passa por situações difíceis e enfrenta os horrores da guerra, ele envelhece. Devido à técnica de close-up no enquadramento da fotografia, essa questão fica clara. Nada é feito por acaso.
Apesar de pouco popular, o longa tem ótima pontuação do site IMDB, atingindo 8,4. Você pode assistir ‘Vá e Veja’ no streaming ‘Belas Artes à La Carte’ e, com certeza, um bom café aguça a percepção para apreciar este cult existencial da antiga União Soviética.
Boa Semana!
Dorival Sanches – Blog: https://dorivalcardealblog.wordpress.com/