Instituição de Itu participa da “Primavera dos Museus”
O Museu da Energia participa da 12ª edição da “Primavera dos Museus”, temporada de uma semana de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que, em 2018, articulará centenas de instituições ao redor do tema “Celebrando a Educação em Museus”. O objetivo é propor uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento e da vida em sociedade.
Durante os dias 18 e 23 de setembro o Museu da Energia estará com entrada gratuita. O público poderá conferir as atuais exposições da unidade, “História, Energia e Cotidiano”, “Os ituanos e a chegada da luz” e “Fontes e Chafarizes”. Com abordagens diferentes, as mostras apresentam o impacto da chegada dos serviços de água e energia em Itu.
Além da gratuidade, haverá o oferecimento de oficinas. A primeira, “Fontes históricas em sala de aula”, com a educadora Andrea Trus, acontece no dia 18/09. A oficina orientará professores sobre como aproveitar os diferentes tipos de fontes documentais (audiovisual, escritos, fotografias) em sala de aula. No dia 19/09, é a vez do workshop “Fanzine para Professores”, com o educador Pedro Scavacini, e que apresenta o que é o fanzine, para que serve, e como e quando aplicar o seu uso com os alunos. Ambas as oficinas acontecem entre as 18h30 e 20h30 e têm vagas limitadas. As inscrições ficam abertas de 1º a 16 de setembro, pelo e-mai litu@museudaenergia.org.br.
No sábado (22/9), das 9 às 16 horas, acontece a oficina “Desenho de Observação em Arquitetura”, com a artista plástica Silvana Novelli. A oficina abordará conceitos e análise de detalhes arquitetônicos e o desenvolvimento de seus desenhos, com a realização de exercícios que abordam a bi e a tridimensionalidade. As inscrições serão de 8 a 20 de setembro, pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br.
Fechando a programação especial, no domingo, 23/09, às 10 horas, o museu recebe o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira. A apresentação é gratuita e o público poderá conferir um repertório variado, com músicas do cancioneiro popular nacional, do folclore brasileiro e português, e de raiz sertaneja.