Irmãos Lobo ganham exposição no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu

Para além da arte, os músicos ituanos se destacaram na história política do país

Em comemoração à Semana da Convenção, o Museu Republicano de Itu e o Museu da Música – Itu, em parceria, abrem para o público nesse sábado, dia 23 de abril, a exposição “Museu e República em Itu — a atuação dos irmãos Lobo”, no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu (Rua Barão do Itaim, 140 — Itu).

A exposição contará com acervos da família Lobo, reproduções do Hino Republicano e de partituras de óperas, modinhas e lundus compostas pelo maestro Elias Lobo, e do piano Herz, de fabricação francesa.

Foi com este piano que Elias Lobo compôs parte de sua obra musical, lecionou para jovens da elite campineira e paulistana e também para os seus filhos, de acordo com o Prof. Me. Luís Roberto de Francisco, a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego e a Dra. Anicleide Zequini, curadores da exposição.

Para além da arte, os músicos ituanos se destacaram na história política do país. O maestro Elias Lobo (1834-1901) e seus irmãos José e Francisco participaram da “Convenção de Itu”, que aconteceu no dia 18 de abril de 1873, na residência da família Almeida Prado, prédio que hoje abriga o Museu Republicano de Itu.

A exposição terá entrada gratuita e ficará aberta para visitação todos os dias, das 10h às 17h. São necessários o uso de máscara e o comprovante de vacinação contra Covid-19 para ingressar no Centro de Estudos. Mais informações: edu.mrci@usp.br.

Abertura — No sábado, das 10h às 12h, será realizada no auditório do Centro de Estudos uma palestra sobre os irmãos Lobo, proferida pelo Prof. Luís Roberto de Francisco (foto), curador do Museu da Música – Itu.

História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *