Itu despenca  até 341 posições em Saúde no Ranking de Competitividade dos Municípios

Itu caiu 46 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios, desde o ano passado. Os problemas em Saúde foram os que mais pesaram na participação negativa da edição de 2023, despencando 214 posições. O levantamento é feito pelo quarto ano seguido.

O ranking trabalha com informações oficiais e avaliou 410 municípios do Brasil, todos com população acima de 80 mil habitantes. A cidade ficou na posição 142, saindo dos 100 melhores.

A pesquisa divide as informações em pilar, item e subitem. No caso do pilar “sociedade”, a cidade caiu 82 posições. Nesse caso, entra os itens “acesso à saúde” e “qualidade da saúde”.

No entanto, quando se fala em qualidade da saúde, a cidade foi ainda pior, caindo 214 posições. As anotações negativas foram as seguintes: desnutrição na infância, mortalidade materna – caiu 341 posições com relação a 2022 -, mortalidade na infância e mortalidade por causas evitáveis.

Dentro do item acesso a saúde, a cidade ficou na posição 345 entre os 410 municípios analisados. Os problemas foram os seguintes: cobertura da atenção primária e cobertura vacinal.

Saneamento

A cidade também caiu 94 posições quando o tema analisado foi saneamento. Inclusive, Itu foi mal em quase todos os itens, com exceção da cobertura de coleta de resíduos domésticos.

No subitem destinação final do lixo, a cidade sequer pontuou, caindo 244 posições. Mas houve problemas também em cobertura da coleta de esgoto, cobertura do abastecimento de água, cobertura do tratamento de esgoto, perdas na distribuição da água e perdas no faturamento da água.

A cidade melhorou nos seguintes itens: acesso à educação (subiu 13 posições), meio ambiente (subiu três posições) e segurança (subindo 45 posições – seu melhor resultado).

Entretanto, em função dos pontos negativos nos demais itens, o resultado final fez a cidade cair mais de 40 posições. No ano passado, já havia caído 7.

Sobre o ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios é publicado pelo quarto ano seguido. O levantamento é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a iniciativa privada.

Questionamos a Prefeitura, mas não tivemos retorno.

2 thoughts on “Itu despenca  até 341 posições em Saúde no Ranking de Competitividade dos Municípios

  • Quem coloca amigos do alheio como secretários e secretarias, ao invés de analisar CV. Da nisso!!!

    Resposta
  • #itusemigual
    Prioridades da cidade são praças.
    Aqui não tem empresa, não tem hospitais…
    Já encaminhei está matéria para o Bom dia SP e o Bom Dia Cidade

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *