Itu e Salto se destacam em pesquisa do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira, 20 de junho, a atualização do projeto Áreas Urbanizadas do Brasil. O estudo tem como objetivo mapear as manchas urbanas das cidades brasileiras com população entre 100 a 300 mil/hab. com a finalidade de produzir informação estratégica para subsidiar a formulação de políticas públicas.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que a publicação deste ano visa a apresentar um panorama do processo de urbanização do Brasil, entre os anos de 2011 e 2015, alinhado às necessidades dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 e à Nova Agenda Urbana, pactuada na III Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, que ocorreu em 2016.

Nessa fase, o IBGE mapeou 120 concentrações urbanas distribuídas em 22 Unidades da Federação. A CNM explica que uma concentração urbana pode ser composta de apenas um município, mas existe a possibilidade de composição de um conjunto.

Itu e Salto foram consideradas as concentrações urbanas com maiores áreas urbanizadas que têm população de até 300 mil/habitantes. o mesmo quadro só se aplica em outras duas cidades do país: Caraguatatuba e Ubatuba.  O Estado de São Paulo se destaca por conter 6 das 10 concentrações urbanas de faixa populacional entre 100 mil/hab. a 300 mil/hab. com maiores áreas urbanizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *