Itu é uma das cidades a usar o plasma sanguíneo no combate à Covid

Cidade já recebeu, nesta semana, cinco bolsas de Plasma Convalescente (PC)

A cidade de Itu é um dos municípios paulistas que passam a contar com o plasma sanguíneo no combate ao coronavírus. Em todo o Estado, são apenas treze cidades que testarão este tratamento.

Elaborado pelo Instituto Butantan, por meio de um programa do Governo de São Paulo, começa a ser testado em unidades de saúde. A ideia de utilizar o plasma como tratamento é fazer um processo parecido com uma transfusão de sangue de uma pessoa curada para uma pessoa infectada. Como o doador tem anticorpos, a pessoa que recebe o plasma será capaz de reconhecer o vírus e combatê-lo mais rapidamente.

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu cinco bolsas de Plasma Convalescente (PC) que estão estocadas no banco de Sangue da Santa Casa e passarão a ser utilizadas no auxílio da recuperação de pacientes internados com Covid-19.

“A participação de Itu neste convênio, dada após a seleção de nosso município por atender todos os requisitos exigidos no protocolo, agrega mais uma esperança para acelerar a superação da cidade frente à pandemia”, comenta a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.

(Foto e informações: Prefeitura de Itu)

One thought on “Itu é uma das cidades a usar o plasma sanguíneo no combate à Covid

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *