Itu é uma das únicas cidades do Estado a ter mais de 100 mil habitantes e 13 vereadores

Itu está entre mais de 50 cidades do Estado que tem 13 representantes no Legislativo, mas é uma das poucas a ter este número de vereadores e uma população maior de 100 mil habitantes: a grande maioria das cidades com 13 vereadores são bem menores.

Receba as principais notícias do dia no WhatsApp!
Entre agora no nosso grupo oficial e fique por dentro de tudo em primeira mão.
👉 Entrar no grupo do WhatsApp

Assim como Itu, cidades entre 100 e 200 mil habitantes são apenas Jandira e Catanduva.

Presidente Prudente, Marília, Taboão da Serra e Jacareí são exceção: têm mais de 200 mil habitantes cada e este mesmo número de vereadores.

O Berço da República poderia ter, atualmente, até 21 representantes legislativos.

Está é uma discussão que divide opiniões: enquanto alguns acham que mais vereadores seria mais gasto do dinheiro público, outros acreditam que um número maior de representantes tornaria a Câmara mais difícil de ser controlada pelo Executivo e mais independente.

Representatividade

O vereador José Galvão já atuou na Câmara quando ela tinha 19 representantes, e havia uma maior pluralidade e representatividade.

“Acho que este ano, por ser eleitoral, não é o momento para este assunto, mas na próxima Legislatura acho válido que se discuta sobre isso. A população acha que o gasto seria maior, mas o valor que a Câmara pode gastar quase não muda. E a população teria mais representantes, o que eu considero positivo”, opina.

2 thoughts on “Itu é uma das únicas cidades do Estado a ter mais de 100 mil habitantes e 13 vereadores

  • Mais vereadores para que , 13 já não serve para nada , servem para pegar seu salário no fim do mês , e grana por fora ainda , vergonha querer mais vereadores .

    Resposta
  • Aumentar é uma ideia péssima porque com redes sociais o acesso a vereadores é bem facilitado. Cinco vereadores bem preparados para fiscalizar e aprovar boas leis já bastaria.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *