Itu implanta botão de emergência para profissionais da Educação
Diretores e gestores de unidades escolares de Itu passarão a contar com o botão de emergência, com ligação direta com a Guarda Civil Municipal que, após o chamado, deve chegar ao local rapidamente.
A novidade faz parte do conjunto de ações para reforço na segurança das escolas ituanas. O acesso será por meio do aplicativo do Cartão Cidadão.
Inicialmente, o botão de emergência é franqueado às escolas da Rede Municipal de Ensino.
Entretanto, dentro de um prazo estimado de 20 dias, o recurso será oferecido às escolas estaduais e particulares que, em havendo interesse, serão orientadas pela Prefeitura sobre como proceder para ativar o recurso aos seus profissionais.
A medida vem após alguns ataques em escolas brasileiras, e boatos de novos ataques em outras.
Pingback: Mães pedem mais segurança nas escolas - Jornal de Itu ®️
Todas as medidas para proteger alunos e professores serão sempre bem-vindas. A instalaçao de um botão de pânico é medida reativa, pois o fato gerador já estará em prática. Lembrando que os ataques às escolas são em geral açoes homicidas. O botão em si não irá evitar em tese, o homicidio. Podera contudo reduzir vitimas. A questão que se coloca não é criar botão de pânico, não é colocar policia armada dentro das escolas, não é armar professores!!! A questao é desarmar a sociedade, trazer perspectivas de crescimento pessoal e educacao dentro do processo civilizatório. E por fim, impor limites (inclusive legais) às redes sociais. Não vivemos na efêmera bolha digital. E voce caro cidadão, tanto como eu, somos sim responsáveis pelos ataques e suas vitimas. Respondemos de forma solidaria pela nossa inação!!!